terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Por que você duvidou?" Mateus 14:26


12 dias de oração e jejum representando os 12 meses de 2013, faça uma cartinha para Deus com os seus alvos. – 4º Dia de Oração

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” Provérbios 3:5-7

Não pense que você pode dirigir a sua vida e fazer um bom trabalho sem a ajuda e direção de Deus. Simplificando: o que você quer tem base bíblica? Ore e confie, porque Deus pode fazer qualquer coisa que esteja de acordo com a Sua Palavra.

“Existe alguma coisa impossível para o Senhor?” Gênesis 18:14

Seja simples: vamos falar do apostolo Valdemiro Santiago, um dos homens mais usados por Deus para orar por milagres, o que ele faz? Ele é simples, diz: “está determinado!” e acontece! Por que? Porque ele conhece Deus, ele não limita o Senhor de acordo com a dificuldade ou situação de alguém. Ele sabe que ele não é nada e nem se atreve em querer saber os detalhes das dificuldades da pessoa, ele faz o que a bíblia ensina: ele CONCORDA com o outro em oração e o milagre acontece! Não está cheio de si mesmo, e dos ‘achismos’ da maioria.

Quando alguém me pede oração, se é algo de acordo com a bíblia, eu simplesmente concordo! Eu não complico pensando: ‘será que posso orar isso? Será que é o melhor pra pessoa?” Eu não sou Deus, Ele é quem sabe o que é melhor. O meu ‘próprio entendimento’ seria eu tentar ser Deus, seria oração não concordando, e a bíblia diz que todo reino dividido será destruído. O meu próprio entendimento na vida de outra pessoa seria pecado. Eu oro, concordo, e deixo Deus ser Deus: “Quem poderá falar e fazer acontecer, se o Senhor não o tiver decretado?” Lamentações 3:37 – tem base bíblica? Eu oro, tenho fé e concordo com quem me pediu oração. Se for o melhor de Deus vai acontecer, se não for não vai. Mas eu não vou deixar de orar, ou orar com o coração dividido entre o que a pessoa quer e o que eu penso, isso amarraria a minha vida e a da pessoa.

Vamos ver o que acontece quando confiamos em nosso próprio entendimento usando o exemplo de Pedro:

“Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”.... “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.
“Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” ... Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?” Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”. Mateus 14:26-33

É muito sério! Eles eram os discípulos, mas não reconheceram Jesus, pensaram que era um fantasma, mesmo sendo usados por Deus, se confundiram com o que estava acontecendo (próprio entendimento). Quando olhou para Jesus, para o que a bíblia diz que Deus pode fazer, Pedro andou sobre as águas. Mas novamente ele perdeu a visão de Deus e olhou para a circunstância, e nesse instante seu entendimento próprio o fez afundar! Quando você se apóia em seu próprio entendimento você afunda! Quando você pede a oração de alguém e essa pessoa ora, mas PENSA que talvez aquilo não é o melhor, você afunda. E afunda mesmo! A oração contrária, ou com dúvida (o ‘e se...’) não te impede de receber a bênção, mas ela traz confusão, ou atraso, no que poderia ter sido simples. Repetindo o que Jesus disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?” – Pedro queria andar sobre as águas? Sim, ele queria. Mas a dúvida o levou a afundar. Não saia por aí pedindo oração, aprenda a falar com Deus, cuidado para não afundar com a dúvida e o entendimento próprio das pessoas. A vida é sua, é para você que Deus vai dar a visão, só para você. Veja o exemplo de Daniel:

“No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. Na visão que teve, ele entendeu a mensagem. Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas. (...) Somente eu, Daniel, tive a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas foram tomados de tanto pavor que fugiram e se esconderam.” Daniel 10:1-7 – Passei muito por isso, semanas orando, jejuando, chorando, buscando direção de Deus: então ele falava comigo e me dava o seu plano, tudo o que eu precisava era de alguém que concordasse em oração, e quando ia pedir oração, acontecia o mesmo que aconteceu com os ‘homens de Deus’ amigos de Daniel: “Somente eu, Daniel, tive a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas foram tomados de tanto pavor que fugiram e se esconderam.” E então era CERTEZA que meu caminho seria mais longo e cheio de confusão demoníaca, porque no coração de quem ia orar nascia a dúvida de que se aquilo era de Deus ou não (próprio entendimento). A vida era de Daniel, a visão era para ele, os outros não entenderam, tiveram medo e fugiram! Eles eram homens de Deus, mas a visão não era para eles.

José tinha um sonho e sua família não entendeu.

“Eu sei, Senhor, que não está nas mãos do homem o seu futuro; não compete ao homem dirigir os seus passos.” Jeremias 10:23

A vida seria muito mais fácil se acreditássemos na Palavra de Deus e agíssemos de acordo com ela, mas a maioria de nós tem de descobrir da maneira mais difícil o que funciona e o que não funciona. A Palavra de Deus diz em Jeremias 10:23 que não compete a nós dirigir as nossas vidas, mas ainda assim tentamos fazer isso. Desista de tentar controlar a sua própria vida ou a vida dos outros. Deus está no controle, portanto, deixe que Ele dirija os seus passos.

Há catorze anos aceitei Jesus como Senhor e Salvador da minha vida.. daquele momento em diante tenho me esforçado em conhecer a Sua vontade para mim nos mínimos detalhes, Ele decide: os meus horários, se vou jejuar o dia todo ou não, a cor do esmalte que vou usar, em tudo procuro saber o que Deus quer.

Ele é o Deus da minha vida! Ainda assim muitas pessoas querem tomar o lugar que é Dele e tentam decidir como eu tenho que viver, onde morar, o que eu devo falar, com quem falar, quando falar, querem escolher as minhas roupas, se posso tomar sol ou não. Já tentaram até me ensinar a ser mãe: o que eu faço de melhor na vida! Satanás não conseguindo falar comigo, usa pessoas para tentar me influenciar. A boa notícia é que: eu não ouço pessoas porque estou ouvindo Deus! E não aceito essa opressão demoníaca na minha vida, nem na vida da minha filha. Jesus veio para nos libertar!

“Acaso busco eu agora a aprovação de homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens não seria servo de Cristo.” Gálatas 1:10

Não desagrado a Deus nem para agradar a Laura e nem para fazer o que eu quero.

Quando você tem vida com Deus, você recebe Dele as instruções que precisa e que são perfeitas! Se você não tem amizade com Deus estará sempre a mercê dos amigos que não te conhecem como Deus conhece, que não sabem o futuro e que nunca poderão fazer por você o que só Deus pode! Não dê a homens o lugar de Deus na sua vida, nem tente ser Deus na vida dos outros, isso é pecado!

“Pedro voltou-se e viu que o discípulo que Jesus amava os seguia. Quando Pedro o viu perguntou: ‘Senhor, e quanto a ele?’ Respondeu Jesus: ‘Se eu quiser que ele permaneça vivo até que Eu volte, o que lhe importa? Quanto a você, siga-me!” João 21:21-22

Em João 21:18, Jesus fala a Pedro sobre as dificuldades que ele teria que enfrentar para servi-LO. Assim que Jesus lhe disse estas coisas, Pedro voltou-se, viu João e imediatamente perguntou a Jesus qual era a vontade Dele para aquele discípulo. Pedro queria ter certeza de que, se ele teria tempos difíceis pela frente, o mesmo aconteceria com João. Como resposta, Jesus educadamente disse a Pedro para cuidar de sua própria vida.

Busque ser amigo de Deus, conheça a vontade Dele e obedeça! “O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com seu amigo.” Êxodo 33:11

Nem sempre é fácil saber a vontade de Deus, mas se tivermos um coração disposto a obedecer, ainda que algo nos pareça bom, Deus, sabendo da nossa intenção de fazer a Sua vontade, se tornará como uma muralha impedindo que dê certo algo que não seja da vontade Dele. Eu vivo assim! Por isso não acho necessário que seres humanos tentem decidir a minha vida, Deus já está fazendo isso. Passo dias, as vezes meses buscando a vontade Dele, e então Ele me dá instruções detalhadas na Bíblia, aí vem alguém com o entendimento humano tentar decidir por mim. Queima Jesus! As raríssimas vezes em que ouvi pessoas que tinham excelentes argumentos eu quase perdi minha filha por estar numa reunião ‘importante’ onde não deveria estar, ou tive prejuízos enormes... Deus sempre me mostrou que Ele sabe o que é melhor para mim, mesmo quando o mundo todo é contra.

É natural conversarmos com ‘amigos de Deus’ quando não sabemos o que fazer. Às vezes demoro dias para responder um email, e não faço isso até que Deus me dê uma palavra, procuro fazer o meu máximo para não falar o que eu penso, mas oro para que Deus me use. Algumas de vocês no início não entendiam eu não dar opinião, mas prefiro orar para que Deus fale DIRETAMENTE com vocês. A bíblia é Deus falando conosco.

Fazer a vontade de Deus é tão importante como o ar que eu respiro! Só sou feliz fazendo a vontade Dele, só tenho paz quando sei o que Ele quer de mim nos mínimos detalhes da minha vida! O Espírito Santo vive em mim.

“Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: Este é o caminho; siga-o”. Isaías 30:21 Eu já estou ouvindo a voz de Deus!

Veja como a dúvida no coração de quem ora é algo sério, é arrogância, é tentar com o entendimento próprio tomar o lugar de Deus:

“Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo." Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.
Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que, daquele momento em diante, ficou curado.” Mateus 17:14-18

Deus é simples, Jesus foi simples, Ele sabe que Deus pode fazer qualquer coisa e determinou isso. “Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.” Por que? Oração e jejum servem para matar a nossa carne, o nosso ‘eu’ que pensa que sabe muito e tende a duvidar de tudo e achar que sabe mais do que Deus. “Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. Veja que séria a reação de Jesus a quem duvida (próprio entendimento). Era tão simples: “Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que, daquele momento em diante, ficou curado.”

Você tem um sonho? Ore a Deus. Eu estou aqui, concordando com você em oração sem querer saber o que é, Ele sabe e quem vai fazer é Ele e não eu. O Deus é Ele!

“A Palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” Jeremias 32:26-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário