sábado, 8 de dezembro de 2012

"... a minha alma desfalece dentro de mim." Lamentações 3:20


12 dias de oração e jejum representando os 12 meses de 2013, faça uma cartinha para Deus com os seus alvos. – 8º Dia de Oração

"Por isso, digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor”. Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.

Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se a cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, Nele porei a minha esperança.

O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está Nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.

É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem. Leve-o sozinho e em silêncio, porque o Senhor o pôs sobre ele. Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança. Ofereça o rosto a quem o quer ferir, e engula a desonra.

Porque o Senhor não o desprezará para sempre. Embora Ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível. (...) Quem poderá falar e fazer acontecer, se o Senhor não o tiver decretado?

Não é da boca do Altíssimo que vêm tanto as desgraças como as bênçãos? Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados? Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.” Lamentações 3:18:40

A Bíblia diz que “a esperança adiada faz adoecer o coração”, o livro de Lamentações concentra-se no sofrimento, na perda e na desesperança, ele reconhece a realidade da dor, do pesar e da tragédia. Mas, Jeremias, assim como Davi, sabia que para sair de um estado de profunda dor, era necessário trazer à memória aquilo que dá esperança: “lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se a cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, Nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está Nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.”

Jeremias também era sábio o bastante para suportar toda a dor de forma humilde: “... sozinho e em silêncio, porque o Senhor o pôs sobre ele. Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança. Ofereça o rosto a quem o quer ferir, e engula a desonra”.

A dor era intensa e Jeremias a combatia com a Palavra de Deus, com a certeza do amor, misericórdia e fidelidade do Senhor, clamando, colocando a esperança Nele, mas com a certeza de que só aconteceria a vontade de Deus e não a sua própria vontade: “Quem poderá falar e fazer acontecer, se o Senhor não o tiver decretado?”

Para termos orações respondidas é necessário alinharmos nossos pensamentos com a vontade de Deus. Ele sempre agirá de acordo com a sua Palavra, e nunca contrário à ela.

Jeremias também sabia que “O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.” Isaías 59:1-2 – É necessário que estejamos dispostos a examinar nossas vidas todos os dias para que andemos de acordo com a bíblia: “Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados? Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.”

Davi orava a Deus para que Ele o alertasse sobre qualquer falha em sua conduta: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” Salmo 139:23-24

Os grandes homens de Deus na bíblia sabiam o segredo para superar os momentos de intensa dor e tristeza: chorar diante de Deus, sozinho, em silêncio, sem revidar quando eram feridos, trazendo à memória os maravilhosos feitos do Senhor, examinando suas próprias vidas para corrigir tudo que estivesse contrário à vontade de Deus. E, no desespero eles não buscavam pessoas, esperavam em Deus: “Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, Nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está Nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.”

Não deixe que a esperança adiada adoeça o seu coração, espere em Deus.

“Então você saberá que eu sou o Senhor; aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados.” Isaías 49:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário