terça-feira, 4 de março de 2014

"A minha alma espera silenciosa em Deus." Salmos 62:1


“Na terra de Uz, vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal.” Jó 1:1

Jó era um homem de Deus, mas de repente ele perdeu tudo o que tinha: os bens, os dez filhos e a sua saúde. Apesar de tudo isso, a bíblia diz que ele não pecou contra Deus.

“Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morra!” Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitamos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com os seus lábios.” Jó 2:9-10

Ele conhecia a Deus mais do que a sua esposa conhecia, aparentemente ela amava a Deus apenas quando estava tudo bem. Jó estava no início de sua provação e tinha fé, mas em provérbios 13:12 diz que “a esperança que se retarda faz adoecer o coração.”

O atenção de Jó estava no Senhor, mas logo ele recebeu a visita de três amigos e desviou a sua atenção para eles. “Quando o viram à distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz.” Jó 2:12 .. A partir desse momento Jó tornou-se ‘vítima’ e então começou a olhar as circunstâncias e a falar sobre isso. E quanto mais ele falava, mais ele se abatia, enquanto Deus permanecia em silêncio. Sabe quando isso mudou? Quando Jó parou e começou a refletir no poder de Deus.

"Escute isto, Jó; pare e reflita nas maravilhas de Deus." Jó 37:14

“Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade e disse: Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento? Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhes perguntas, e você me responderá. Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.” Jó 38:1-4

Nesse momento Jó é lembrado da grandeza de Deus, ele pára de falar sobre o problema  para refletir nas maravilhas do Senhor.

“Então Jó respondeu ao Senhor: Sou indigno, como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca. Falei uma vez, mas não tenho resposta, sim, duas vezes, mas não direi mais nada.” Jó 40:3-4

Muitas vezes o melhor que podemos fazer por nós mesmos é ficar em silêncio diante de Deus e meditar na Sua Palavra, principalmente quando estamos sofrendo. Não busque pessoas que façam você se sentir como vítima, porque isso pode afundá-lo ainda mais.

“Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio.” Lamentações 3:28

Depois de ouvir a Deus, Jó foi fortalecido em sua fé.

“Então Jó respondeu ao Senhor: “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (...) falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber. (...) meus ouvidos já tinham ouvido ao seu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.” Jó 42: 1-6

Quando Jó parou de olhar para si mesmo, ele reconheceu a grandeza de Deus e a sua própria insignificância. As circunstâncias não mudaram, mas a Palavra de Deus o fortaleceu e ele orou primeiro pelos seus amigos. Logo depois, Jó recebeu em dobro tudo o que ele tinha antes.

As pessoas podem falar de Deus para você, nesse caso você o conhecerá apenas de ouvir falar sobre Ele. Mas são os momentos em silêncio sozinho na presença de Deus que nos faz conhecê-lo face a face.

"O Senhor, porém, está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra." Habacuque 2:20



Um comentário:

  1. Ai, ai... Jó, né?
    Deus dá, Deus toma e é o próprio quem restitui...

    Tenho aprendido 'forte' em não me colocar no papel de vítima, em falar apenas com Deus os meus problemas, de ficarmos apenas eu é Ele. Tenho passado MUITOS dias 'sozinha'. Eu PRECISO entender o que Deus quer de mim de uma vez por todas. Há momentos que chegam a ser desesperadores, pois o silêncio de Deus é algo que ainda me 'assombra', que me assusta. Quando perguntamos algo à alguém, esperamos por uma resposta e ela vem na sequência. Com Deus não é assim que funciona... Muito pelo contrário!
    Ele tem seu tempo, seu jeito de fazer as coisas. Deus não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender, portanto, se Ele prometeu, Ele vai cumprir... Se algo não vai bem, Ele vai quebrar e fazer td de novo, de nv e de nv, mas o plano dEle, Ele começa e termina...
    E é isso, tenho buscado a cada dia permitir que o Senhor seja de fato meu pastor, que me conduza, que me mostre o caminho e que meus ouvidos sejam cada vez mais aguçados em ouvir e em reconhecer Sua voz... E então eu descubro que não, não estou sozinha, pq estou com Ele e, 'A minha alma espera silenciosa em Deus.'

    ResponderExcluir