quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

“Quem pode resistir à inveja?” Provérbios 27:4


“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro.” Eclesiastes 7:14

Sabe por que Deus faz isso? Para confundir vocês! É isso mesmo! Muitas vezes somos um perigo para nossos sonhos. Lembram de José?

José falava demais, contava tudo... Deus dava a revelação para ele e ele queria compartilhar, dizer como Deus era maravilhoso, que lindo Deus ia fazer na vida dele.

Mas quando tudo deu errado, e as coisas começaram a ir na direção contrária do sonho dele, José nem tocou mais no assunto. Não falou para ninguém enquanto foi escravo, ou prisioneiro. Ele teve que ficar sozinho para aprender a ficar caladinho e finalmente receber a promessa. O tempo de dor e solidão, fez com que ele ouvisse a Deus e se tornasse parecido com Ele, quanto mais tempo com Deus mais parecidos com ele nos tornamos, e então José ficou sábio, soube perdoar os irmãos e não ser vingativo. A falta de perdão, ou sentimento de vingança teriam dado brecha pra Satanás roubar o sonho de José.

Deus permite dias ruins, pra evitar que você saiba o seu futuro e coloque tudo a perder falando demais. Veja o que Salomão escreveu sobre o fato de estarmos alegres:

“Cada coração conhece a sua própria amargura, e não há quem possa partilhar a sua alegria.” Provérbios 14:10

Infelizmente, a maioria das pessoas não tem estrutura para ver o outro feliz. Já imagina que a vida do outro é perfeita, não sabe os problemas, só vê a parte boa e se enfurece fazendo comparações. José tinha um sonho dado por Deus a ele? sim! O sonho aconteceu? sim! Mas antes do sonho acontecer, José foi lançado num poço, vendido como escravo, preso injustamente. E na hora que os irmãos foram até ele pedir ajuda, José NÃO estava magoado com eles. Os irmãos de José estariam dispostos a passar por tudo isso? Não! Deus deu o sonho a José e não a eles porque conhecia o coração deles, ninguém nos conhece melhor do que Deus. Os irmãos de José não estavam interessados em amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmos. Eles estavam interessados em bisbilhotar a vida de José, o relacionamento de José com Deus os incomodava. Vejam a repreensão dura que Jesus fez a Pedro quando este quis bisbilhotar a vida de João:

“Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. Quando Pedro o viu, perguntou: “Senhor, e quanto a ele?” Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Quanto a você, siga-me!”. João 21:21-22 – Ou seja, Jesus disse educadamente a Pedro: “Cuida da sua vida e deixa a do outro!”

O que acontece quando alguém sente inveja de você? Vamos ver o que a bíblia diz sobre isso: "O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda." Provérbios 27:4 – A inveja é pior do que o ódio, veja o que Deus nos ensina sobre o ódio:

"Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo." 1 João 3:15

Estudando sobre isso na bíblia você vai aprender que quando alguém tem sentimentos de ódio contra você, demônios de destruição vão em sua direção como se uma bruxa tivesse lançado um feitiço contra a sua vida, capaz de até matar você. O dicionário explica o que é o ódio: sentimento de profunda inimizade: paixão que conduz ao mal, que se faz ou se deseja a outrem, ira contida, rancor violento e duradouro. Ódio mortal, que é muito intenso e leva uma pessoa a desejar a morte de outra. E o que é o rancor, um das descrições do ódio? mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida, ou ressentimento. E o que é inimizade, sinônimo? Desarmonia, descrita no dicionário como: que se opõe aos sentimentos; em que há discórdia ou divergência; divisão. A  bíblia diz que o Diabo se apresenta dia e noite diante de Deus pedindo a nossa vida, e que ele usa brechas, ou pequenas 'rachaduras' em nossas vidas para ter autorização de nos atacar, Deus coloca a Palavra Dele acima de si mesmo, e se Ele diz que "o ódio (e todos os sentimentos contrários) é cruel e destruidor", com toda certeza o Diabo usará isso. 

Este não é mais um texto ensinando vocês a não contarem seus sonhos. É um convite para que você faça uma análise da sua vida, peça perdão a Deus e rejeite todo sentimento de inveja em seu coração. A maioria dos invejosos nem sabem que são assim, e depois não entendem porque tudo dá errado em suas vidas.

É bíblico: os irmãos invejosos de José não impediram que o sonho dele acontecesse, a inveja só serviu para que eles passassem fome e tivessem que ir pedir a ajuda de José. 

A inveja que Saul sentiu de Davi só serviu para que Saul deixasse de ser rei e morresse, não impediu que Davi fosse o rei mais vencedor e famoso que já existiu, de quem o próprio Deus disse: “Achei Davi, homem segundo o meu coração, ele fará tudo o que for da minha vontade.” Atos 13:22 – Saul não entendia que o que atraía Deus para a vida de Davi era o amor e obediência de Davi ao Senhor. E essa presença de Deus fazia com que Davi amasse Saul que queria matá-lo, e que Davi não fizesse o mesmo quando teve a oportunidade. Davi era diferente de Saul. Veja o que Davi falava com Deus:

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno." Salmo 139:23-24

Faça o mesmo hoje, rejeite em seu coração todo sentimento que desagrada a Deus, que amarra a sua vida e pior: leva Deus para bem longe de você. "O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos." Provérbios 14:30. Você sentir inveja de alguém acaba com a sua vida, mas quando alguém tem inveja de nós que servimos e obedecemos a Deus nada nos impede de vencer!

“Ele é o Senhor, o nosso Deus; seu domínio alcança toda a terra. Ele não permitiu que ninguém os oprimisse; por causa deles repreendeu reis, ordenando: ‘Não maltratem os meus ungidos; não façam mal aos meus profetas’." 1 Crônicas 16

"Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! Hebreus" 10:31

6 comentários:

  1. Adoro seu blog! Fico ansiosa para suas postagens! Me emociono! Enriquece meu dia e me fortalece na busca constante pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Amém querida Ludmila... que Deus abençoe vc! bjinhos...

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog! Alem de linda eh serva de Deus! Parabens!!! ;**

    ResponderExcluir
  4. Juliana que bom que vc gostou, fico muito feliz!!!!!! Deus abençoe a sua vida!

    ResponderExcluir
  5. Uau, show, amei a explicação, orarei em prol disso!

    ResponderExcluir