sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti." 2 Crônicas 20:12


"Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal." Jó 1:1

“Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, um mensageiro veio dizer a Jó: Os bois estavam arando e os jumentos estavam pastando por perto, quando os sabeus os atacaram e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!

Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!”

Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!”

Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: "Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar!"

Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se com o rosto em terra, em adoração, e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”.

Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma.” Jó 1:13-22

Jó era “íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal”, mas isso não o impediu de enfrentar problemas. Ele recebeu uma notícia ruim atrás da outra, sem ter tempo de absorver nenhuma delas. Mas a bíblia diz que ao ouvir todas essas notícias Jó adorou a Deus e ”em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma.”

Depois disso Jó ficou doente. Os ‘amigos’ de Jó se aproximaram para consolá-lo, mas logo começaram a acusar Jó, eles estavam cheios do ‘entendimento humano’... “Então Jó respondeu: Já ouvi muitas palavras como essas. Pobres consoladores são vocês todos! Esses discursos inúteis nunca terminarão? E você, o que o leva a continuar discutindo?” Jó 16:1-3

Jó era sábio o suficiente pra não buscar apoio em pessoas, ele queria que Deus falasse com Ele. E quando Deus respondeu a Jó tudo mudou. A Palavra de Deus é viva e eficaz! As circunstâncias ainda não haviam mudado, mas o coração de Jó se acalmou porque o Senhor falou com ele.

“Então Jó respondeu ao Senhor: Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (...) Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” Jó 42:1-5

Deus também respondeu aos amigos de Jó: “Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.” Jó 42:7

Cuidado. Nos momentos de intenso sofrimento, quando você não sabe o que o fazer, não busque pessoas, corra para Deus. E se Deus continuar em silêncio?

“Por que escondes o teu rosto e me consideras teu inimigo?” Jó 13:24

Um dia de manhã eu tinha algo importante para fazer e não deu certo. E eu já estava tão exausta de tanta guerra, de tanta batalha espiritual, anos sem descanso... eu voltei para casa, geralmente eu sou aquela pessoa que sempre faz o que tem que fazer aconteça o que acontecer, mas eu entrei no quarto de oração e eu disse: “Deus, eu não vou fazer isso, eu sei que o Senhor me pediu, vai ser tudo de novo, e eu estou tão cansada, não quero passar por isso de novo, estou tão triste hoje. Eu preciso que o Senhor fale comigo.” Eu estava tão angustiada, ninguém nunca vai entender a batalha espiritual que tenho enfrentado, chorei, chorei... E eu li este texto que a Luana digitou da bíblia que eu dei para ela:

“Treinado para Confiar...
Um dos teste que podemos esperar encontrar na nossa própria jornada com Deus é o teste da confiança. Assim como Jó, precisamos aprender a confiar em Deus quando não entendemos o que está se passando em nossa vida (ver Jó 23:10).

Quantas vezes dizemos a Deus: "O que Tu estás fazendo? O que está acontecendo? O que está acontecendo com minha vida? Não estou entendendo nada". Em momentos assim, muitas pessoas ficam confusas a ponto de desistirem ou fracassarem. Elas desistem no meio do caminho e voltam para algo que seja mais rápido e mais fácil.

Se neste momento parece que nada em sua vida faz sentido, confie em Deus de qualquer jeito. Diga a si mesmo: " Isto deve ser um teste".

Uma das coisas que aprendi ao longo dos anos foi esta: Não existe confiança em Deus se não existe perguntas sem resposta. Se tivermos as respostas para todas as perguntas, não teremos necessidades de confiar porque já sabemos de tudo.

Enquanto Deus está nos treinando para confiarmos, sempre haverá coisas em nossas vidas que simplesmente não entendemos. É por isso que temos que aprender a dizer: "Deus, eu não entendo, mas confio em Ti".

Às vezes começo a ficar frustrada e tenho vontade de dizer: "Diga-me alguma coisa, Senhor". Mas aprendi que se Ele não me disser nada, preciso me preocupar em fazer a última coisa que Ele me disse para fazer, seja ela qual for, e simplesmente continuar confiando Nele. Se me disser algo diferente, então eu o farei. Mas até que Ele diga, simplesmente continuarei a fazer o que Ele já me disse para fazer.

Sem confiança em Deus, nossa vida é infeliz. Por isso, assim como Jó, precisamos aprender a confiar em Deus quando não entendemos e quando o céu está em silêncio.

Joyce Meyer”  

Esta parte saltou aos meus olhos: “Mas aprendi que se Ele não me disser nada, preciso me preocupar em fazer a última coisa que Ele me disse para fazer, seja ela qual for, e simplesmente continuar confiando Nele. Se me disser algo diferente, então eu o farei. Mas até que Ele diga, simplesmente continuarei a fazer o que Ele já me disse para fazer.”

Deus estava claramente me dizendo: “Eu não vou te falar nada novo porque você tem que fazer o que eu já te pedi, todas as manhãs você vai fazer isso. E, você vai ter que passar por isso sim.”

E eu me levantei e fui fazer a outra coisa que Deus me pediu, e no carro a Eyshila estava cantando “eu corro pra ti Jesus”.

Quando estou triste, quando estou desesperada, quando estou confusa, quando eu não sei o que fazer, quando estou feliz... eu corro pra Deus, e quando Ele fala, as circunstâncias não precisam mudar pra eu ficar bem e sentir paz, Ele falou. E não é qualquer um, é Deus falando. É suficiente para mim.

Quando os discípulos estavam exaustos, quando eles tinham tentado e tentado e não pescaram nada, Jesus falou com eles e isso bastou.

“Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.” Lucas 5:5-6

Jairo estava desesperado, a sua filha havia morrido. Mas quando Jesus falou com ele as circunstâncias não mais importaram.

“Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. “Não chorem”, disse Jesus. “Ela não está morta, mas dorme.” (...) Ele a tomou pela mão e disse: “Menina, levante-se!” O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente.” Lucas 8:52-55

Não tome decisão nenhuma sem falar com Deus, sem saber o que Ele quer, o que Ele tem a dizer a você. Não seja dirigido pelo que você sente, ou pensa, seja dirigido por Deus.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento.” Provérbios 35:6

Porque quando confiamos em Deus para nos dirigir nas mínimas coisas, até no que não faz sentido para nós, Ele torna o nosso caminho perfeito. Todos os grandes homens da bíblia escreveram que quando não sabiam o que fazer voltavam os olhos para Deus. Faça isso hoje, que os seus olhos estejam em Deus.

Obedecer a Deus traz paz. Primeiro damos o passo (em obediência), depois Ele coloca o chão.


4 comentários:

  1. Do ano passado para cá, aconteceram umas coisas em minha vida que me deixaram completamente confuso... E, se não se aplicou essa parte dessa magnífica mensagem à mim: (...Em momentos assim, muitas pessoas ficam confusas a ponto de desistirem ou fracassarem.);aconteceu foi pior - isso que digo. Pois o impacto do desfecho de tudo que aconteceu foi tão grande em minha vida, que eu quis virar até ateu - e fiquei mesmo uns dias duvidando da existência de Deus... Pelo que tudo perdeu o sentido; e Deus - esse Deus da Bíblia - passou a ser loucura para mim... Ora, se uma pessoa antes fundamentava o sentido de sua existência na existência de Deus; perder a fé, ou ter a fé desestruturada na existência desse mesmo Deus é também ver pedido o sentido da própria existência e da vida...! Para os ateus não - eu já conversei com algum deles e sei que eles são acostumados a uma vida sem a existência de Deus para suas vidas; e, isso não torna a vida deles sem sentido porque eles já se acostumaram a dizer mesmo que o sentido da vida consiste em outras coisas além da crença na existência desse Deus. ...Mas hoje - graças a Deus - já estou recobrando minha fé; e minha incredulidade aos poucos está caindo por terra: eis que não deixei de necessitar de Deus - apesar de ter passado a achá-Lo muito distante do meu alcance... Ainda hoje eu não oro mais - alguns meses (dias) atrás isso para mim pareceria loucura: Deus poderia ouvir outras pessoas, não à mim - pensava eu... Hoje já não parece loucura, mas eu não me vejo orando ou me ajoelhando para orar... Contudo - como falara - graças ao Eterno Deus de Israel (Esse Deus que às vezes nos parece loucura e que nunca vamos entende-Lo completamente justamente porque Ele é Deus...)- Graças a Ele minha fé está sendo recobrada e eu posso sentir seu amor e me alegrar Nele como diz o versículo de Neemias em 8:10 - ...portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8:10). Tudo que aconteceu é muito difícil de explicar, pois nem eu mesmo entendo, pelo que se aplica agora, este texto à mim e, particularmente esse trecho deste texto que muito edifica a nossa fé e nos enriquece (entendi também - diante de tudo isso que passei - que a fé é um dom de Deus; pois até para que tenhamos fé e creiamos, necessário é que o Espírito de Deus aja em nosso ser...!)- eis o trecho do texto - da mensagem - dessa excelente mensagem:

    “Treinado para Confiar...
    Um dos teste que podemos esperar encontrar na nossa própria jornada com Deus é o teste da confiança. Assim como Jó, precisamos aprender a confiar em Deus quando não entendemos o que está se passando em nossa vida (ver Jó 23:10).

    Se neste momento parece que nada em sua vida faz sentido, confie em Deus de qualquer jeito. Diga a si mesmo: " Isto deve ser um teste".

    Foi exatamente assim que eu cogitei ao longo deste tempo: Isso só pode ser um teste - não é possível...!

    Gostei do texto, vou postá-lo agora mesmo em meu blog(DESCOBRINDO AS VERDADES), porque essa mensagem parece que foi feita pra mim rsrs

    Que Deus continue a abençoar e que Ele seja sua força...! Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Cheguei mesmo a dizer a alguns crentes: não orem por mim, por favor não percam o empo de vocês - e eu não quero saber de suas orações - ora, se o Deus deles havia virado loucura para mim, se o Espírito Santo havia virado loucura para mim - o que eu iria fazer? - FUI VIVER COMO VIVE UMA PESSOA NORMAL "EM UM MUNDO NORMAL"...(Veja-se as heresias de Benny Hinn - eu pensei comigo: o Espírito Santo que estava em minha vida era o mesmo Espírito Santo que estava na vida de Benny Hinn - par mim virou loucura... (fiquei completamente incrédulo...)- Ainda hoje não gosto mais de ir a nenhuma igreja...

    Veja-se essas matérias que postei me meu Blog:

    http://alissonhelmms.blogspot.com.br/2013/04/a-tragica-vinda-de-benny-hinn-ao-brasil.html

    http://alissonhelmms.blogspot.com.br/2013/04/satanismo-no-protestantismo-agora-eu.html

    Mas, entretanto, diante dessa mensagem sua, senhorita Neyla - como intercessora que se declara -, eu peço que intercedas por mim; pois Creio no seu Deus e que Ele possa comunicar-se com você -apesar de eu não poder (de não ter) como eu me comunicar com Ele... Por enquanto minha comunicação com o Senhor Deus se limita a obedecê-lo e sentir e valorizar seu amor e o amor que tenho que ter por Ele: Eis a essência dessa frase da Joyce M.:

    Mas aprendi que se Ele não me disser nada, preciso me preocupar em fazer a última coisa que Ele me disse para fazer, seja ela qual for, e simplesmente continuar confiando Nele.

    Para mim - já que Deus não fala comigo (já que não tem como eu falar com Ele)-; a última coisa que Ele me disse para fazer foi guardar os preceitos, mandamentos e estatutos que estão em sua palavra - As Escrituras Sagradas - e confiar Nele; pois Ele - só Ele - é a única verdade em que devemos nos basear, nos fundamentar e buscar e confiar...!

    Selá!

    A respeito das contradições da Bíblia eu prefiro não abordar aqui - As Escrituras Sagradas a que eu me refiro na realidade é a Torá e as epístolas dos apóstolos - entre elas o livro de Atos dos Apóstolos...! Contudo, eu sei que, apesar das heresias e mudanças feitas por Jerônimo e demais tradutores, a Bíblia guardou dentro dela a essência divina da Divindade e do amor do Deus Eterno...!

    Shalom!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alisson.. não sei se vc vai voltar aqui, mas se voltar e ver esse comentário, gostaria de indicar o livro "A isca de Satanás" de John Bevere... Deus VAI FALAR muito com vc através dele... depois me conta aqui...

    E, sobre as pessoas, Deus usa até uma mula pra falar, desde que estejamos dispostos a ouvir... Ele falou com Jeremias na casa do oleiro... Ele disse em Provérbios para o preguiçoso "OBSERVAR" a formiga para aprender... Se estivermos dispostos a ouvir, Deus fala conosco o dia todo... e Ele VAI FALAR com vc sim... A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. ok - vou ler sim, mas não agora (porque estou sem tempo - muitas coisas pra ler); mas, logo logo, talvez em junho, eu começarei a ler este livro.

    Obrigado - muito grato pela indicação...!

    Estou seguindo seu blog também e, quando abro o meu recebo atualizações suas - Sempre estarei passando por aqui às vezes para ler algumas postagens de mensagens interessantes que a senhorita posta - que o Senhor Deus de Israel a abençoe!

    Depois comentarei sim acerca da leitura deste livro... Abraços!
    Graça e paz!

    ResponderExcluir