quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"O justo viverá pela fé." Gálatas 3:11

“Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da Lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil! Aquele que dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês realiza essas coisas pela prática da Lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?” Gálatas 3:2-5

Paulo pergunta aos gálatas por que eles estavam tentando se aperfeiçoar pelo esforço próprio. Ele insiste para que se lembrem de que suas novas vidas espirituais haviam nascido por causa da fé e da dependência no Espírito Santo. Portanto, ele pergunta por que eles precisariam tentar atingir a perfeição por qualquer outro meio senão a forma pela qual começaram.

Paulo conclui dizendo que se eles não parassem com aquele tipo de comportamento legalista, tudo que haviam sofrido teria sido inútil e sem propósito.

‘Não sei quanto a você, mas eu cheguei longe demais e passei por coisas demais para estragar tudo agora. Quero saber a forma correta de me aproximar de Deus, e pelo que vejo em Sua Palavra, isso acontece mediante a fé no que Jesus fez, e não pela fé no que eu posso fazer.’ By Joyce Meyer.

Lembram de Marta e Maria? Marta queria ‘fazer coisas’ para agradar Jesus, Maria estava interessada em ouvi-lo. É infinitamente mais importante ler a Palavra do que orar ou fazer coisas para Deus. A Palavra é onde você o conhece, e aprende como deve viver. “Jesus disse: Eu ofereço a vocês uma nova forma de viver.” Hebreus 10:20 Tem que ler para conhecer a nova forma de viver... a bíblia tem mais de 1000 páginas, o que faz você pensar que já vive de acordo com o que Deus espera? Se fossem só os dez mandamentos não teria mais de 1000 páginas, é muito mais do que isso, e é muito sério.

“Assim, os que são da fé são abençoados junto com Abraão, homem de fé.” Gálatas 1:9... Não é por obras, devemos viver pela fé. E como isso é possível? “A fé vem pelo o ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus.” Romanos 1:17.. Portanto antes de sair por ai querendo agir na própria força, trabalhando para Deus, leia a bíblia incansavelmente. Através dela Deus vai falar com você e Ele mesmo se encarregará de mostrar o Plano Dele para a sua vida.

Não podemos viver como cristãos vitoriosos sem conhecer esses princípios. Só poderemos ter êxito se andarmos por , não por obras. Se acreditarmos que a nossa aceitação se baseia nas nossas ações, sempre nos sentiremos rejeitados quando fracassarmos em fazer a coisa certa. Mas se entendermos que a nossa aceitação é baseada no que Deus fez, realmente seremos livres.

Antes que possamos usufruir qualquer vitória real sobre o pecado e experimentemos uma mudança em nosso comportamento, precisamos aprender que somente Deus pode nos transformar. Não podemos aperfeiçoar a nós mesmos e, quando tentamos fazer isso, não conseguimos nada além de muita frustração. Deus nos chamou para a perfeição e nos deu corações perfeitos. Mas o exercício dessa perfeição é um processo que requer fé, paciência e tempo. Quando enfrentarmos a verdade, admitirmos as nossas faltas e colocarmos a nossa fé em Deus para nos transformar, veremos resultados, mas devemos confiar no tempo Dele. As coisas nem sempre acontecem quando achamos que elas deveriam acontecer.

Somos parecidos com Deus e temos um papel a desempenhar. A nossa parte é crer e obedecer a qualquer instrução específica que Deus possa nos dar; a parte Dele é operar a boa obra que Ele colocou dentro de nós. Quando nos desenvolvemos com as obras da carne (a nossa energia tentando fazer o trabalho de Deus), ficamos frustrados. O próprio Deus nos frustra; Ele se opõe a nós e nos derrota até que nos humilhemos e dependemos inteiramente Dele. Quando você se sente frustrado significa que parou de confiar em Deus e está confiando em si mesmo.

Pela fé, Deus está operando em você e você verá mudanças maravilhosas, mas é preciso entregar o projeto do seu aperfeiçoamento a Ele inteiramente. Deixe Deus ser Deus na sua vida!

“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.”   1 Pedro 5:5

Os orgulhosos confiam em si mesmos e no que podem fazer. Estes certamente receberão oposição de Deus, para que fique bem claro que o poder pertence a Ele!

Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5


sábado, 18 de fevereiro de 2012

"Muito bem, servo bom e fiel!" Mateus 25:21




Enquanto esteve aqui na Terra, Jesus serviu de modelo para o conceito de servidão. Essa é uma das maiores lições que Ele queria que seus discípulos aprendessem. Deus exige que cada um dos Seus servos aprendam e pratiquem esse conceito, caso contrário, nunca poderão progredir ou crescer no Reino de Deus. Não importa o quanto rico ou importante você se torne, SEMPRE terá de servir.

O conceito de servir é tão importante para Deus que Jesus falou muito sobre isso, Ele também se tornou servo. O Deus infinito, todo-poderoso, onisciente e capaz de criar todo o universo, teve que se humilhar e se tornar servo das próprias criaturas que Ele criou! Essa é a importância que o conceito de servir tem para Deus!

“E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os bens. A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. (...) Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. O que tinha recebido cinco talentos disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco.’ O Senhor respondeu: muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco eu o colocarei sobre o muito. (...) Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não semeou. Por isso tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence.’ O senhor respondeu: ‘servo mau e negligente! Você sabia que colho onde não plantei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas onde haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 25:14-30

Esse é um clássico exemplo de ciúme! O servo ao qual o senhor deu apenas um talento tinha inveja do seu mestre. Entenda que o mestre não disse aos servos que eles teriam uma recompensa, simplesmente deu a cada um algum dinheiro e lhes disse para que trabalhassem em benefício do mestre, não deles próprios! Ele não prometeu nada em troca.

Provavelmente o servo mau pensasse: ‘Por que devo trabalhar duro e usar esse talento para conseguir mais dinheiro para o meu mestre? Ele já tem mais do que precisa. Eu preciso mais do que ele. Tenho direito a uma recompensa por trabalhar para ele, esse mestre deveria era me pagar mais, eu mereço mais.’ Em pouco tempo ele também pensaria: ‘Este mestre é mau. Ele colhe onde não semeou. Esse homem não trabalha, mas espera que EU o torne mais rico com o MEU trabalho.

Consegue ver como a inveja vai progredindo? Esse homem não tinha o conceito real ou o entendimento do que era ser um servo, nem mesmo estava disposto a servir a si mesmo a fim de melhorar de vida ou de obter as coisas que queria.

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas desse mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?.” Lucas 16:10-12

Esse trecho da bíblia é o grande obstáculo para todo aquele que quer crescer e prosperar!

Muitos jamais crescem porque se recusam a ser fiéis e felizes nos dias do pouco. Em vez disso essas pessoas se tornam invejosas, porque primeiro Deus talvez queria que elas trabalhassem para os outros.

Isso vale na escola: como você quer fazer uma faculdade se nem agora que é mais fácil você se dedica? No casamento: como você quer ter um casamento abençoado se no começo com Deus você não se dedica? Como quer ter vida longa se não honra ou ajuda pai e mãe? Deus nunca irá confiar algo grande a você se você não cuida nem do que tem em casa.

“Alguns se recusam a trabalhar num trabalho secular e chamam a situação de ‘viver pela fé’.. Eu chamo de preguiça e arrogância! Será que nunca ocorreu a essa gente que Deus está querendo que elas primeiro aprendam a trabalhar sob o comando de outra pessoa? Primeiro, elas devem aprender a ser servas.”  Rebecca Brown

“O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho.” Provérbios 21:25

“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.” Provérbios 3:4

“Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva a pobreza.” Provérbios 14:23 ‘mas o só falar’ pode ser falar e não agir, ou passar horas sem foco conversando na internet.

“Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa.” Eclesiastes 11:6

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?” Provérbios 6:6-9

A grande razão da falta de prosperidade: a maioria das pessoas acham injustiça servir.. Não fazem nem o que seus superiores mandam, outros só fazem se mandarem, se os lembrarem todos os dias, e a minoria faz com todo o coração como se fosse para o Senhor sem esperar ordens.

Até mesmo o grande apóstolo Paulo trabalhava costurando enquanto exercia seu ministério. Por ser Paulo muito humilde, Deus operou milagres até mesmo através do suor de seu rosto que caia nos tecidos, e quando esses pedaços de tecidos eram estendidos sobre os doentes eles eram milagrosamente curados.

“Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta a nossa fé!’ (...) qual de vocês que, tendo um servo que esteja arando e cuidando das ovelhas, lhe dirá, quando ele chegar do campo: ‘Venha agora e sente-se para comer’? Ao contrário, não dirá: Prepare o meu jantar, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois disso você pode comer e beber’? Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado? Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever.” Lucas 17:5-10

Poucos têm entendimento sobre o que significa ser servo, pois esperam ser recompensados por tudo o que fizerem. Ou esperam que Deus os recompense por cada coisinha que fizerem e, se Ele não o faz, ficam chateados e deixam que o relacionamento com Deus seja abalado.

O mais interessante nesse trecho sobre servidão é que Jesus a ensinou em resposta ao pedido de Seus discípulos para que aumentassem sua fé. “Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Hebreus 11:1  Fé é escolher aceitar como fato que Deus É. Se esperarmos que Deus sempre nos estenda a mão e nos recompense por tudo o que fazemos, então quando Ele não o fizer, ou quando permitir que coisas ruins nos aconteçam, então tropeçaremos na fé.

“Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.” Colossenses 3:22-24

Se verdadeiramente entendermos o conceito de ser servo, então, antes de tudo, não esperaremos recompensa alguma, pois compreenderíamos que estamos apenas fazendo o que um servo faria. E, se não é feito "de todo o coração, como para o Senhor", desista de esperar Deus te colocar sobre o muito, porque você não estará servindo "como para o Senhor", está fazendo "de qualquer jeito", vai receber qualquer coisa, ou nada.

“E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, nunca receberão o que é de vocês.” Lucas 16:12

Se você não consegue ser fiel em servir e prosperar o que pertence a outro, então Deus nunca lhe dará o que é seu!