terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"A tristeza é melhor do que o riso." Eclesiastes 7:3


12 dias de oração e jejum representando os 12 meses de 2013, faça uma cartinha para Deus com os seus alvos. – 3º Dia de Oração

"É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria.” Eclesiastes 7:2-4

Num momento de tristeza o que você faz? Eu sei que muitas vezes a dor que sentimos é tão intensa que não sabemos o que fazer. Já me senti assim muitas vezes, desamparada, desesperada... e já ouvi de pessoas: “você precisa sair pra se distrair e esquecer o problema”, ou “fale com as pessoas...” ou “veja um filme’, “vá para a internet.” Todas essas opções podem fazer com que no início você se sinta melhor, mas vai funcionar só como um remedinho para aliviar a dor, o problema vai continuar lá.

Ana era estéril, mas ela tinha o sonho de ser mãe... Ana queria o sonho, e ela parecia incompreendida, só ela sabia o quanto não receber o sonho doía. Eu entendo dessa dor de esperar anos e anos e não ver nada acontecer: “A esperança adiada faz adoecer o coração.” Provérbios 13:12. Ter o sonho adiado adoece o nosso coração, dói a alma esperar e não ver acontecer.

O marido fazia tudo por Ana, mimava, dava o melhor... honrava.. e ela chorava desesperadamente... ela queria o filho, vivia pra receber o filho.. ela não aceitava se distrair com 'conversas'.. marido… presentes… amigos... ela não queria ser consolada, ela queria a promessa!!!! por isso ela recebeu... as distrações tiram nosso foco da dor, e deixamos de buscar, e então não recebemos...

Quando a nossa dor é intensa é hora de ficarmos sozinhos com Deus e sermos sinceros com Ele em relação a como nos sentimos e chorar, clamar... Com DEUS, só com Ele. Era o que Ana fazia. Nada servia para Ana, ela não queria um alívio para a dor, ela queria o cumprimento da promessa.

A maioria das pessoas querem fugir da dor, e não entendem que fugindo da dor estão automaticamente se distanciando de receber o que Deus tem. Se Ana tivesse aceitado as outras coisas no lugar do filho, provavelmente teria se conformado em não ser mãe, e talvez não tivesse clamado de todo o coração.

Se Daniel não tivesse passado pelo medo de estar na cova dos leões, ele não teria sido em seguida o testemunho para o rei de que Deus é Deus.

Se Jesus, que QUERIA não ter que passar pela crucificação, tivesse fugido da dor de ser crucificado não seriamos salvos. E Jesus orou pedindo pra não ter que passar por isso, mas disse ‘que seja feita a Tua vontade e não a minha.”

A dor é o caminho criado por Deus para nos levar ao cumprimento da promessa, é nessa hora que devemos manter o foco em Deus e clamar mais.

Recentemente eu soube que teria que passar por algo que eu não queria passar, e eu orei “Deus por favor, eu não vou dar conta de passar por isso agora, por favor, não depois de quatro anos de batalha espiritual intensa, por favor Deus não me deixe passar por isso.” E orei madrugadas seguidas... e Deus me respondeu todos os dias: “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Isaías 43:2 – Deus estava me respondendo que não me livraria daquilo, mas que estaria comigo.

Eu estou nesse momento passando pelo o que eu não queria, e nessa tristeza tenho orado mais, buscado mais, o coração fica mais compreensivo ao sofrimento dos outros, mais sensível à voz de Deus, porque assim como Ana, nada serve, só buscar o cumprimento da promessa.

“É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério.” _ Salomão está nos dizendo que não podemos nos esquecer de que vamos morrer, que nada é mais importante do que Deus, e que devemos ter os olhos na vida eterna. Diante da morte tudo se torna tão pequeno, por que não perdoar alguém? Por que dependermos tanto de coisas e pessoas? A morte nos lembra que nosso coração não pode estar nisso, precisamos de muitas coisas, mas nossos olhos e corações devem estar em Deus.

Salomão diz que “o coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo na casa da alegria.” – quando estamos alegres nos sentimos bem, independentes de Deus, tendemos a esquecer que o grande é Deus, só Ele. Quando estamos tristes lembramos que não somos nada sem Ele, que não conseguimos resolver nada sem Ele, lembramos como somos pequenininhos.

“Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.” 2 Coríntios 7:9

Não esqueça que todos nós vamos morrer, ‘baixa a bola’ pra não desagradar a Deus e para o pecado não se tornar algo natural. Não esqueça que andar com Deus conduz à vida eterna.

Quando você estiver triste, faça como Ana: não queira alivio, queira solução, passe tempo com Deus, mesmo que seja só chorando. Deixa doer, vive essa dor pra receber a promessa. Jesus teve que viver a dor insuportável, sem alivio, pra receber a promessa da ressurreição. Não fuja, deixa doer... deixa doer... deixa doer...

“O fim das coisas é melhor que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso. Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.” Eclesiastes 7:7

Deus nos ensinando a não perder a bênção. Oramos, colocamos nossa fé em ação, e de repente tudo parece que está indo na direção contrária do que esperamos, seja paciente persevera, creia que no fim tudo vai dar certo, e seja humilde. A humildade nos conduz à honra sempre, esta é uma promessa de Deus, e Ele sempre cumpre as suas promessas. Mesmo quando parecer que você está certo, e pode ser que você esteja mesmo certo, seja humilde. Quando Deus permite que sejamos humilhados, é porque ele SABE que aquela humilhação vai nos ensinar a ter humildade, vai nos conduzir à honra que Ele tem para nós. Não permita que a ira domine você. Fique sozinho sem falar nada até ficar calmo para não falar o que não deve. Como imagem e semelhança de Deus a sua palavra tem poder, cuidado! Deus disse “Haja luz!” e houve luz... cuidado com o que você diz!

“Não diga: “Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?” Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.” Eclesiastes 7:8

Isso é basicamente murmurar! E já sabemos pela história em Êxodo o que acontece com os murmuradores: ELES NÃO RECEBEM A PROMESSA!

“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro.” Eclesiastes 7:14

Sabe por que Deus faz isso? Para confundir vocês! É isso mesmo! Muitas vezes somos um perigo para nossos sonhos. Lembram de José?

José falava demais, contava tudo... Deus dava a revelação para ele e ele queria compartilhar, dizer como Deus era maravilhoso, que lindo Deus ia fazer na vida dele.

Mas quando tudo deu errado, e as coisas começaram a ir na direção contraria do sonho dele, José nem tocou mais no assunto. Não falou para ninguém enquanto foi escravo, ou prisioneiro. Ele teve que ficar sozinho para aprender a ficar caladinho e finalmente receber a promessa. O tempo de dor e solidão, fez com que ele ouvisse muito Deus e se tornasse parecido com Deus, quanto mais tempo com Deus mais parecidos com ele nos tornamos, e então José ficou sábio, soube perdoar os irmãos e não ser vingativo. A falta de perdão, ou sentimento de vingança teriam dado brecha pra Satanás roubar o sonho de José.

Deus permite dias ruins, pra evitar que você saiba o seu futuro e coloque tudo a perder. Agradeça a Deus pelo dia ruim porque é Deus te protegendo.

“A sabedoria torna o sábio mais poderoso que uma cidade guardada por dez valentes. (...) Tudo isso eu examinei mediante a sabedoria e disse: Estou decidido a ser sábio; mas isso estava fora do meu alcance. A realidade está bem distante e é muito profunda; quem pode descobri-la?” Eclesiastes 7:19-23

Nunca seremos sábios o bastante, sempre precisaremos buscar na fonte: DEUS! Todos os dias, várias vezes por dia, lendo a Palavra.

É a sabedoria de Deus (não a nossa) que vai nos ensinar o "passo a passo" diário para chegarmos onde sonhamos.

3 comentários:

  1. Li essa postagem, e já faz mais de um ano que está aqui, e parece que não foram muitos que viram, eu procurava algo sobre Eclesiastes 7:3, é um versículo muito forte, e acabei vendo aqui, revelações profundas, obrigado por essa postagem, que Deus possa continuar te abençoando sempre, e que você possa crescer cada vez mais na presença dEle.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Muito edificante, Deus ele tem um propósito na nossa dor, e que com isso devemos aprender todos os dias, mesmo quando não sabemos o que fazer, ou para onde ir. Glória Deus !

    ResponderExcluir
  3. Eu li muitas verdades aqui. Eu hoje tava muito triste por algo que aconteceu. E essas verdades abriram meus olhos. A olhar de modo diferente para a nossas tristeza. Glória a Deus.

    ResponderExcluir