domingo, 8 de julho de 2012

"Decidi que a minha boca não pecará." Salmo 17:3

“Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor; não se entreguem ao repouso.” Isaías 62:6

Este versículo nos instrui a falarmos com Deus dia e noite sem repouso, e uma das melhores maneiras de fazer isso é orando a Sua Palavra.

A Palavra de Deus é extremamente valiosa para Ele e deveria ser também para nós. Afinal, Ele fala conosco claramente através da Sua Palavra e ela é uma maneira confiável de ouvirmos a sua voz. Na verdade, o Salmo 138:2 diz: “Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade e fidelidade; pois exaltaste acima de tudo o teu nome e a tua Palavra e engrandeceste a tua Palavra até mesmo acima do teu nome.” Se Ele honra a Sua Palavra a esse ponto, precisamos ter como prioridade conhecer a Sua Palavra, estudar a Palavra, amar a Palavra, ter a Palavra profundamente enraizada no nosso coração, amar a Palavra mais do que qualquer outra coisa e incorporá-la em nossas orações.

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas Palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” João 15:7

Quando honramos a Palavra e nos comprometemos com ela, estamos “permanecendo” nela. Permanecer na Palavra e permitir que a Palavra permaneça em nós está diretamente relacionado com a confiança na oração e em termos as nossas orações respondidas. Quando oramos a Palavra de Deus, é menos provável que oremos por coisas que não são a vontade de Deus para nós.

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito.” João 1:1-4 Jesus estava com Deus quando todas as coisas foram criadas.. Deus disse simplesmente: “Haja luz” e houve luz! Gênesis 1:3  Pela Palavra tudo veio a existir! O que você tem falado? Suas palavras é o que você quer que aconteça na sua vida? Cuidado! Somos imagem e semelhança de Deus, nossas Palavras têm poder. Devemos orar a Palavra de Deus. Jesus é o verbo vivo e à medida que permanecemos na Palavra, permanecemos Nele. E isso traz um poder indizível às nossas orações.

“Coloca, Senhor, um guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.” Salmo 141:3

Devemos orar e pedir que o Espírito Santo nos convença quando estamos falando demais, dizendo coisas que não devíamos, quando estamos falando de forma negativa, quando estamos reclamando, sendo ríspidos ou quando estamos usando mal as nossas línguas de qualquer outra maneira.

Qualquer coisa que ofenda a Deus em nosso falar precisa ser eliminada.  É por isso que precisamos orar continuamente: “Coloca, Senhor, um guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.”

“Decidi que a minha boca não pecará.” Salmo 17:3  Significa que precisamos manter nossas bocas longe de proferir coisas más ou negativas fazendo o propósito de não dizê-las. A disciplina é uma escolha. Não é fácil, mas começa com uma decisão. “Decidi que a minha boca não pecará.” Salmo 17:3. Durante tempos difíceis, quando a tempestade estiver nos assolando, precisamos tomar a decisão de impedir que nossas bocas venham a pecar murmurando.

“Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a Ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador.” Salmo 19:14 Ou seja, devemos falar a Palavra, porque falar o problema não faz ele desaparecer, ao contrário: pode nos colocar numa situação pior. E devemos vigiar não só o que falamos, mas o que pensamos “e a meditação do meu coração sejam agradáveis a Ti”.

Você está tendo dificuldade com a sua boca? Ore a Palavra. É a Palavra de Deus que detém o poder do Espírito Santo. Deixe que as Escrituras sejam o clamor do seu coração. Seja sincero em seu desejo de obter vitória nessa área, e à medida que buscar a ajuda de Deus, você começará a perceber que está mudando. Todos os que seguem as instruções dadas por Deus, recebem resultados dados por Deus.

“Eu me recordo dos tempos antigos; medito em todas as Tuas obras e considero o que as tuas mãos têm feito.” Salmo 143:5

A resposta de Davi aos sentimentos de depressão e melancolia foi não meditar sobre o problema. Em vez disso, ele literalmente enfrentou o problema escolhendo lembrar-se dos bons tempos do passado – pensando nos feitos de Deus e nas obras das Suas mãos. Em outras palavras, ele pensava sobre coisas boas, e isso o ajudava a vencer sua batalha contra a depressão.

Nunca se esqueça disso: sua mente exerce um papel importante na sua vitória.

É o poder do Espírito Santo operando através da Palavra de Deus que traz vitória às nossas vidas. Mas para isso devemos alinhar nossos pensamentos com Deus e com a Sua Palavra. Se nos recusarmos em fazer isso, ou se optarmos por achar que isso não é importante, jamais teremos vitória. Mas venceremos se nos disciplinarmos em meditar nas coisas boas que Deus tem realizado.

Por toda a bíblia Deus nos orienta a observar para aprender, em Provérbios Ele diz que o preguiçoso deve observar e aprender com a formiga, para Jeremias Deus disse que ele devia observar o trabalho do oleiro. Observe Davi, homem segundo coração de Deus, mencionado até no novo testamento e sempre que Deus queria dar um exemplo de homem abençoado. Como Davi se relacionava com Deus é algo que devemos observar e aprender, leia o Salmo 119, aliás leia tudo sobre Davi e os outros grandes homens e mulheres da bíblia. Observe e aprenda com eles.

“Eu me recordo dos tempos antigos; medito em todas as tuas obras e considero o que as tuas mãos têm feito. Estendo as minhas mãos para ti; como a terra árida, tenho sede de ti. Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova. Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois confio em ti. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.” Salmo 143:5-8

Davi não se apoiava em seu próprio entendimento, ele não corria para falar com pessoas, ele se concentrava em Deus “Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma”.

Quando sentimos que estamos nos afundando nos problemas podemos fazer o mesmo que Davi. Podemos nos lembrar dos dias passados. Podemos meditar em todas as coisas que o senhor fez por amor de nós. Podemos refletir nas poderosas obras das Suas mãos. Podemos clamar para que Ele nos responda porque confiamos e dependemos Dele.

Agir assim é um ato de fé, e o Senhor prometeu sempre reagir à fé. Se estivermos debaixo de um ataque pequeno, ele pode durar apenas algumas horas ou dias. Mas se estivermos debaixo de um grande ataque, pode ser que dure muito mais. Por mais que demore, devemos permanecer firmes e continuar clamando a Deus, recebendo a ajuda e o encorajamento que só Ele pode dar. Precisamos estar confiantes de que o Senhor nos livrará, assim como Ele livrou Davi de todas as suas dores. Ore a Palavra e pense nas grandes obras realizadas pelo Senhor, Ele é o mesmo, Ele não mudou.

Um comentário:

  1. "Nunca se esqueça disso: sua mente exerce um papel importante na sua vitória."

    Que momento estou! Ja é passada 1hr da manhã e ja chorei tanto que não consigo dormir de tanta dor de cabeça. Lembrei do blog e levantei com intuito de ler os posts até quando não mais aguentasse e tivesse caindo de sono. Pra minha surpresa, tinha esse novo.
    Nem sempre temos argumentos para conversar com Deus e nesses momentos, nada melhor que usar a palavra pra orar. Falei tanto, tanto, tanto com Deus esse fim de semana, que me vi sem argumentos, sem saber como me referir, como me achegar... Selecionei então algumas passagens e ia conversando com Deus sobre eles... Pude vivenciar momentos de intensa intimidade com Deus e aliviar meu coração na medida que precisava usando essas passagens em minhas orações. Você estava sempre falando a respeito disso. ORE A PALAVRA!

    "É o poder do Espírito Santo operando através da Palavra de Deus que traz vitória às nossas vidas. Mas para isso devemos alinhar nossos pensamentos com Deus e com a Sua Palavra. Se nos recusarmos em fazer isso, ou se optarmos por achar que isso não é importante, jamais teremos vitória. Mas venceremos se nos disciplinarmos em meditar nas coisas boas que Deus tem realizado."

    Orando a palavra entreguei meus medos, minhas aflições,minhas dúvidas, MINHA FAMILIA, você que tanto tem me ajudado e até minhas questões profissionais, a respeito de decisões que preciso tomar. Lembrei de como é fazer as coisas em ordem, tendo foco, não desperdiçando o tempo que tenho com Deus. Orar a palavra esse fim de semana, fazendo com que elas saissem de minha boca, me fez falar com Deus o tempo necessário, sem que me sentisse sem ânimo, 'cansada'... Tornando a oração com conteúdo e não vaga, como se não tivesse mais fé. Orando a palavra estou livre daquela 'visão de oração' que são: olhos fechados, mãos apegadas e repetição de palavras. Consigo falar com Deus de modo específico e, por mais que pareça que não, que as circunstâncias estejam me mostrando diferente do que eu creio, vou desfrutar da resposta de Deus às minhas orações.

    Que bom poder levantar e ler essa palavra.
    Beijos Ney...

    ResponderExcluir