quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Eu abençoarei aquele que confia em mim, o Senhor!





“O Senhor Deus diz:
Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos. Ele é como uma planta no deserto que cresce na terra seca, no chão salgado, onde não cresce mais nada. Nada de bom acontece com ele.

Mas Eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor. Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas estão sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas.”   Jeremias 17: 5-8

Quando estamos no centro da vontade de Deus, Ele nos cerca com o seu amor e fidelidade.

Não espere ver e entender como Deus vai agir em sua vida para confiar Nele. Os homens mais usados e abençoados por Deus tiveram que decidir andar pela fé, e fazer coisas que, humanamente falando,  pareciam não fazer o menor sentido.

Vejamos o que Davi fez com uma pedra, diferentemente de Saul e seus homens que ficaram apavorados frente a ameaça de Golias, 1 Samuel 17:4:

“Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os Israelitas. Ele tinha quase três metros de altura. (...)
Quando Saul e seus soldados ouviram isso, ficaram apavorados. (...) Durante quarenta dias Golias desafiou os israelitas todas as manhãs e todas as tardes. (...)

Davi chegou, e disse a Saul:
_ Meu Senhor ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele. “

Nesse momento da história, Saul primeiro tenta convencer Davi a não lutar, pois ele não é soldado, é pastor de ovelhas e muito pequeno. Diante da insistência de Davi, o apavorado Saul, usa de sua sabedoria humana para ‘programar’  a luta, e orienta Davi a usar sua própria armadura. Mas Davi não estava acostumado e decidiu não usar.

“Então Davi pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias. “  1 Samuel 17:40

Golias, vendo Davi começou a caçoar dele. Em seguida, começou a amedrontá-lo, o medo paralisa quem o sente, por isso esta é uma das estratégias preferidas de Satanás: amedrontar o povo de Deus!

Não espere não sentir medo para agir. Quem confia no Senhor deve agir apesar do medo, crendo. Veja o que Davi respondeu a Golias em 1 Samuel 17:45-49

“Davi respondeu:
_ Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos, que você desafiou. Hoje mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos aqui verão que Ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos. (...)
Então Davi pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu com a cara no chão.”

Não fique programando como o Senhor vai agir na sua vida, limitando o poder de Deus de acordo com a sua sabedoria humana, porque somos insignificantes demais diante Dele.

Deus é o nosso Pai, e Ele nos ama incondicionalmente. Confie que é Ele quem cuida de você e está com os olhos e ouvidos atentos ao seu clamor. Decida hoje deixar Ele ser o Senhor verdadeiro da sua vida.

“Não sejas Sábio aos teus próprios olhos.” Provérbios 3;7

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Confie em Deus e Persevere!


“O profeta Eliseu soube o que havia acontecido e mandou dizer ao rei:
_ Por que o senhor está tão preocupado?  Mande que este homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel.

Então Naamã foi com seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu. Eliseu mandou que um empregado dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença. Mas Naamã ficou muito zangado e disse:

_ Eu pensava que ao menos  o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao Senhor, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! Alem disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado? E foi embora muito bravo.

Então os seus empregados foram até o lugar onde eles estavam e disseram:
_ Se o profeta mandasse o Senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado?

Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes e ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança. Depois ele voltou com todos os seus homens até o lugar onde Eliseu estava e disse:
_ Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel.”   2 Reis 5:8-15

Que maravilha esta palavra. Naamã mesmo sem conhecer a Deus confiou e mergulhou sete vezes. E se ele no sexto mergulho vendo que sua pele continuava podre tivesse desistido? Ele confiou, e perseverou, apesar de no início ter ficado bravo por Eliseu não ter ido até ele. Alguns cristãos andam com Jesus há anos, e não dão o primeiro passo por não saberem como serão os passos seguintes, ou seja, não confiam em Deus.  Estão perto de Jesus, mas não o conhecem.

“Jesus respondeu:
_ Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece?” João 14:9

Talvez você esteja há muito tempo esperando que a promessa de Deus se cumpra, e esteja abatido, desanimado. Você ora e parece que Deus não te ouve porque ele permanece em silêncio.

“A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida.” Provérbios 13:12

Muitas vezes, Deus permite situações em nossas vidas nas quais não podemos nos mover para lugar nenhum: como José na prisão, Jonas na barriga do peixe, Jeremias enfiado no buraco, Paulo na prisão. Tudo o que podemos fazer é parar e ouvir, e então Deus tem nossa atenção exclusiva para ouvi-Lo falar conosco.

Deus os deixou completamente sozinhos, sem ninguém que pudesse distraí-los. Só assim eles poderiam ouvir de Deus o que não ouviriam em outras circunstâncias. Deus os estava preparando, e em todo preparo de Deus existe um propósito para nos abençoar.

Se você se encontra esperando, comece a louvar, adorar e orar a Deus. Ele vai mantê-lo onde você está até que você aprenda tudo o que ele quer te ensinar.

José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos, foi preso acusado injustamente, esteve só na prisão. ‘Parecia’ que Deus o havia abandonado, e ele não tinha  quem o animasse, mas ele confiou em Deus e permaneceu fiel.

Enquanto no natural ele dentro da prisão não via seus sonhos se realizando, Deus estava movendo no espiritual, e determinando que o mundo inteiro fosse abalado pela escassez,  só pra honrar José. Não espere ver para crer.

“_ Você creu porque me viu? _ disse Jesus. _ Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” João 20:29