sábado, 1 de outubro de 2011

Ame a Deus!


Aleluia! Dêem graças ao Senhor porque Ele é bom; o seu amor dura para sempre. Quem poderá descrever os feitos poderosos do Senhor, ou declarar todo o louvor que lhe é devido? Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça. Lembra-te de mim, Senhor, quando tratares com bondade o teu povo; vem em meu auxílio quando o salvares, para que eu possa testemunhar o bem-estar dos teus escolhidos, alegrar-me com a alegria do teu povo, e louvar-te junto com a Tua herança.” Salmo 106:1-5

Deus é bom, o seu amor dura para sempre, e é realmente impossível descrever todos os feitos poderosos do Senhor. O salmista reconhece o amor e poder maravilhoso de Deus, pede seu auxilio para que possa se alegrar no Senhor, e logo em seguida relembra a história de um povo que mesmo recebendo uma promessa, e tendo visto milagres surpreendentes não tomou posse da Terra Prometida porque eram  insatisfeitos.

Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes. No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às Tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do Teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho. Contudo, Ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder. E repreendeu o mar Vermelho e este secou; Ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto. Salvou-os das mãos daqueles que os odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou. As águas cobriram os seus adversários, nenhum deles sobreviveu. Então creram nas suas promessas e cantaram louvores. Mas logo se esqueceram do que Ele tinha feito e não esperaram para saber o Seu plano.” Salmo 106:6-13

Os israelitas no deserto eram assim: Deus fazia o sobrenatural eles acreditavam nas promessas e cantavam louvores, ‘mas logo’ se esqueciam o que Ele tinha feito e não esperavam o Plano de Deus. Pareciam mais querer usar Deus como abençoador e não que O amava verdadeiramente independente de circunstâncias.

“Dominados pela gula no deserto, puseram Deus à prova nas regiões áridas. Deu-lhes o que pediram, mas mandou sobre eles uma doença terrível.” Salmo 106:14-15 Nunca coloque Deus à prova, Ele até pode dar o que você quer, mas a rebeldia trará conseqüências. Eles queriam carne, para eles isso era uma necessidade, no entendimento deles eles ‘pareciam’ ter motivos para reclamar, cuidado! Nós nunca temos razão diante de Deus, Ele não erra.

No acampamento tiveram inveja de Moisés e de Arão, daquele que fora consagrado ao Senhor. A terra abriu-se, engoliu Datã e sepultou o grupo de Abirão; fogo surgiu entre os seus seguidores; as chamas consumiram os ímpios.” Salmo 106:16-18  Até mesmo Pedro foi repreendido por Jesus porque queria saber o que aconteceria com João. Cuide da sua vida, deixe a vida do outro em paz, caso contrário você perderá o momento em que deveria estar caminhando em direção à sua vitória. A inveja é a causa de Lúcifer ter caído do céu, ele teve inveja de Deus e de Sua glória. A inveja destrói a vida da pessoa, como aconteceu com os ímpios que invejaram Moisés e foram completamente destruídos. A maioria dos invejosos nem sabe que é assim e não conseguem entender porque tudo dá errado para eles, portanto ore e peça para o Senhor mostrar se existe esse sentimento no seu coração.

“Em Horebe, fizeram um bezerro, adoraram um ídolo de metal. Trocaram a Glória Dele pela imagem de um boi que come capim. Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera coisas grandiosas no Egito, maravilhas na terra de Cam e feitos terríveis junto ao Mar Vermelho. Moisés seu escolhido intercedeu diante Dele para evitar que a sua ira os destruísse.” Salmo 106:19-23 – Idolatria ... eu realmente não consigo entender como, depois de ver o mar Vermelho aberto e caminhar em terra seca tendo de um lado e do outro colunas gigantescas da água do mar, como eles conseguiam ser tão rebeldes? Tão cegos... Qualquer coisa que esteja tomando mais o seu tempo do que Deus, ou que você não consiga de jeito nenhum ficar sem, isso é idolatria. Um cantor, a internet, a TV, a novela. E quanto os ‘santos’ só mesmo alguém que não leu a Bíblia para acreditar nisso, leia aqui no blog: ‘A religiosidade te afasta de Deus.’ E ter a imagem ‘inocente’ de um santo desagrada a Deus. E então Deus ouviu a oração de Moisés e não destruiu o povo. “Sabemos que Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a Sua vontade.” João 9:31 Talvez Deus não esteja ouvindo você, Ele ouve quem faz a Sua vontade. Não adianta dizer que não sabia disso ou daquilo, a vontade Dele está disponível na Bíblia para todo mundo. Se a vontade de Deus se resumisse apenas nos dez mandamentos a Bíblia teria apenas uma página, acorda! Vai aprender na Palavra de Deus tudo o que tem atrapalhado você de viver o melhor de Deus.

Também rejeitaram a terra desejável; não creram na promessa Dele. Queixaram-se em suas tendas e não obedeceram ao Senhor. Assim, de mão levantada, Ele jurou que os abateria no deserto e dispersaria os seus descendentes entre as nações e os espalharia por outras terras.” Salmo 106:24-27 – Meu Deus!!!!!!!!!!!!!! Eles tinham visto milagres surpreendentes, estavam caminhando em direção a Terra Prometida, uma viagem que duraria 11 dias e se transformou em 40 anos. E por causa de suas ‘queixas’ eles não receberam a terra que era ‘prometida’. Quando você se queixa, você está rejeitando as promessas que Deus deixou para você na Bíblia.

Sujeitaram-se ao jugo de Baal-Peor e comeram sacrifícios oferecidos a ídolos mortos; provocaram a ira do Senhor com os seus atos e uma praga irrompeu no meio deles. Mas Finéias se interpôs para executar o juízo, e a praga foi interrompida. Isso lhe foi creditado como um ato de justiça que para sempre será lembrado, por todas as gerações.” Salmo 106:28-31 – Esse povo além de não amar a Deus não tinha a menor noção de temor a Ele.

“Provocaram a ira de Deus junto às águas de Meribá; e, por causa deles, Moisés foi castigado; rebelaram-se contra o Espírito de Deus e Moisés falou sem refletir.” Salmo 106:32-33 – Isso é sério demais, leia de novo. Moisés tinha motivos (muitos) para estar furioso com este povo, ele tinha argumentos para justificar a sua ira, mas ‘por causa deles Moisés foi castigado’. Eu entendo Moisés, fico tão tão tão irritada lendo Êxodo, se fosse eu teria pecado muito mais do que ele, teria dado vários escândalos: não tenho muita paciência com murmuradores... hahaha... Ainda bem que não era eu! Sim, as suas justificativas para não gostar, ou não perdoar, ou se irritar com alguém NÃO impedem você de sofrer as conseqüências de seus atos e ser castigado por Deus, mesmo quando você tem razão. Esse é um versículo maravilhoso para sentar com uma criança e ensiná-la porquê não revidar na escola.

“Eles não destruíram os povos, como o Senhor tinha ordenado, em vez disso, misturaram-se com as nações e imitaram as suas práticas. Prestaram culto aos seus ídolos que se tornaram uma armadilha para eles.” Salmo 106:34-36 – Desobedientes! Eles não respeitavam o Senhor, preferiam acreditar em seu próprio entendimento, queriam ser ‘amiguinhos’ do povo que Deus havia ordenado que eles destruíssem. E logo, estavam praticando as mesmas coisas que estes povos e ... desagradando a Deus! Cuidado! ‘Prestaram culto aos seus ídolos que se tornaram uma armadilha para eles.’ Armadilha: logo tudo começa a parecer normal e inocente. E vai piorando, veja a seqüência: satanismo!

Sacrificaram seus filhos e filhas aos demônios. Derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas sacrificados aos ídolos de Canaã; e a terra foi profanada pelo sangue deles. Tornaram-se impuros pelos seus atos; prostituíram-se por suas ações.” Salmo 106:37:39 Veja que triste agora:

Por isso acendeu-se a ira do Senhor e Ele sentiu aversão à sua herança.” Salmo 106: 40 – Isso é muito triste, Deus sentiu ‘aversão’ a eles. Que triste! Aversão ao povo ‘escolhido’. Deus fez tudo por esse povo... Lembre-se disso quando você se sentir decepcionado com alguém e perdoe... Leia aqui: ‘Aprendendo com José... a perdoar!’

“Entregou-os nas mãos das nações, e os seus adversários dominaram sobre eles. Os seus inimigos os oprimiram e os subjugaram com o seu poder. Ele os libertou muitas vezes, embora eles persistissem em seus planos de rebelião e afundassem em sua maldade. Mas Deus atentou para o sofrimento deles quando ouviu o seu clamor. Lembrou-se da sua aliança com eles, e arrependeu-se, por causa do seu imenso amor leal. Fez com que os seus captores tivessem misericórdia deles. Salva-nos, Senhor, nosso Deus! Ajunta-nos dentre as nações, para que demos graças ao seu nome e façamos do Teu louvor a nossa glória. Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, por toda a eternidade. Que todo o povo diga: ‘Amém!’ Aleluia!” Salmo 106: 41-48

Os israelitas eram insaciáveis e exigentes. É muito perigoso ter um coração que nunca se satisfaz, torna o estado espiritual muito perigoso! Diante de todas as maravilhas realizadas por Deus para livrar o povo da escravidão, eles reclamavam e estavam insatisfeitos em cada passo do ‘caminho’ para a Terra Prometida. Eles deveriam estar alegres, lembrando de tudo o que o Senhor havia feito, ter os olhos em Deus e na promessa, mas... eram insaciáveis!

Cuidado para não desperdiçar a sua vida sempre querendo o que não tem. Quem é assim, não importa o que Deus faça, sempre quer algo diferente. E quando recebe o que queria de Deus, já começa a reclamar outra vez porque quer algo novo.

Os israelitas tiveram o que pediram, mas não estavam prontos para lidar com aquilo. Queriam a Terra Prometida, mas sem passar pelo deserto. É como alguém que quer prosperar, mas sem esforço: impossível! Ou quem quer ter a vida mudada por Deus, mas não quer passar tempo com Ele. Peça ao Senhor para dar a você um coração que esteja satisfeito e contente enquanto você caminha em direção ao plano de Deus para a sua vida. Aprenda a estar alegre nas pequenas coisas. Pense em quantos livramentos o Senhor te deu hoje e que você nem sabe porque não viu... O fato de nada de mal ter acontecido hoje significa que Ele protegeu você. Seja grato.

Essa história é muito triste, e diante dela penso que nossa principal oração deve ser: ‘Senhor, me ensina a te amar de verdade! Independente de bênçãos ou circunstâncias, para que eu tenha um coração agradecido todos os dias. Amém!’

Veja mais sobre este assunto assistindo os vídeos da Joyce e da Rebecca Brown nos meus favoritos. Titulo da Joyce: ‘Não Reclame!’



5 comentários:

  1. Amémmmmm Palavra realmente muito linda!
    Concordo plenamente com a QUEL...
    vC é uma Benção Mammys...
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. "sem fé é impossivel agradar a Deus", o povo reclamava mtu pq não tinham tanta fé... Qriam td sem sofrer, mas temos q sofrer um poukinho para sermos vencedores. O Senhor não tira obstáculo, Ele aumenta a Graça!! Temos q confiar Nele.. Eu confio!!! ^^

    Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Vc é um canal d ebenção pras nossas vidas Neyla! palavra muito abençoada,gloria a Deus

    ResponderExcluir
  4. Uauuu! Que benção, quando estamos disposto a mudar, Deus nos ensina. Cmo não devemos reclamar e murmurar meo. Temos que ter um coração contente e alegre.

    ResponderExcluir