segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jó, Letícia e Ana ... ATITUDE!


“Na terra de Uz morava um homem chamado Jó. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado. Jó tinha sete filhos e três filhas. e era dono de sete mil ovelhas, três mil camelos, mil bois e quinhentas jumentas. Tinha também um grande número de escravos. Enfim, Jó era o homem mais rico de todo o Oriente. ” Jó 1:1-3

De repente, em um único dia, Jó perdeu tudo o que tinha. Antes que um de seus empregados terminasse de contar alguma tragédia, chegava outro contando mais. E quando finalmente ele havia sido informado de que não tinha mais nenhum bem financeiro, veja o que aconteceu:

“Enquanto este ainda estava falando, chegou mais um, que disse a Jó: - Os seus filhos e as suas filhas estavam no meio de um banquete na casa do seu filho mais velho. De repente, veio do deserto um vento muito forte que soprou contra a casa, e ela caiu em cima dos seus filhos. Todos eles morreram; só eu consegui escapar para trazer a notícia.” Jó 1:18-19

Na minha opinião, perder um filho é a pior situação pela qual alguém pode passar, Jó perdeu dez filhos no mesmo dia.  Pela reação do servo de Deus diante de uma tragédia, sabemos se os olhos dele estão em Deus ou em circunstâncias.

Veja a attitude de Jó. Ele amava a Deus acima de todas as coisas:

“Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. Aí disse assim: - Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O SENHOR deu, o SENHOR tirou; louvado seja o seu nome! Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus.” Jó 1:20-22

Veja a attitude da esposa dele, que enquanto estava tudo bem, dizia amar a Deus:

“E a mulher dele disse: - Você ainda continua sendo bom? Amaldiçoe a Deus e morra! Jó respondeu: - Você está dizendo uma bobagem! Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças? Assim, apesar de tudo, Jó não pecou, nem disse uma só palavra contra Deus.

Quando estamos passando por momentos difíceis, não são raros os conselhos de pessoas que são como a mulher de Jó: só amam a Deus quando está tudo bem. Buscam a Deus por interesse em suas bênçãos e não por amor a Ele.

Jó repreendeu a mulher e permaneceu firme. Mas, ele recebeu a visita de três amigos que queriam ‘ajudar’ Jó. E então este Jó que antes estava focado em Deus, com os olhos no Senhor, começou a ouvir aos homens. E Jó enfraqueceu na fé. E no capítulo 3 ele começa com o drama que não leva a lugar nenhum: “maldito o dia em que nasci…” Ele não mais aceitava estar passando por aquilo e preferia nem ter nascido para não ter nenhum tipo de sofrimento. Mas como isso era impossível ele pedia a morte:

“Eu prefiro ser estrangulado; é melhor morrer do que viver neste meu corpo. Detesto a vida, não quero mais viver.” Jó 7:15

Já passei por muitas situações difíceis, e em cada uma delas aprendi que ouvindo as pessoas eu enfraquecia, mas se eu me escondia em Deus e na Sua Palavra eu era fortalecida. Aprendi a não ouvir argumentos humanos, a única Palavra que vale para mim é a de Deus, é nela que a minha fé cresce e que sou forte quando estou fraca.

E os amigos de Jó, depois de um breve período consoloando ele, começaram a acusá-lo dizendo que ele devia estar fazendo muita coisa errada para estar passando por tudo aquilo. Como a provação de Jó estava demorando, eles perderam a paciência e condenaram Jó como um grande pecador. Mas veja o que Deus disse logo no começo a Satanás sobre Jó:

“Aí o SENHOR disse: - Você viu o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e tão honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado. No entanto, você me convenceu, e eu o deixei desgraçar Jó, embora não houvesse motivo para isso. Mesmo assim, ele continua firme e sincero como sempre.” Jó 2:3

Todos estes julgamentos, e esta falta de paz impediram Jó de se firmar na Palavra de Deus, e Ele de dramatico se tornou bem rebelde, desafiando a Deus, enquanto Ele permanecia num doloroso silêncio.

Existe momentos em nossas vidas que a família e os amigos não poderão nos ajudar. Diante de uma doença incurável o que um ser humano poderá fazer? Só Deus pode.

Por muitos momentos da minha vida eu não pude contar com ninguém. Louvo a Deus por isso porque assim aprendi a depender só do Senhor. Quando tive grandes problemas financeiros, sabe o que aconteceu com os meus ‘amigos’? Desaparecimento em massa, rsrs. Eles devem ter ficado com medo de que eu pedisse alguma ajuda. Até tentei vender as minhas coisas para alguns, mas ajuda mesmo, eu não pediria, embora eu tenha durante toda a minha vida ajudado muitas pessoas financeiramente. Eu não tenho nenhuma expectativa em pessoas.

É comum alguém me dizer que está decepcionado ou magoado… Não espere que as pessoas tomem attitudes que você gostaria. Aprenda a esperar só em Deus, senão você vai viver se decepcionando. Não é que as outras pessoas estejam erradas, talvez elas só sejam diferentes. Cada um tem uma prioridade... Um dos discípulos de Jesus o traiu, o outro o negou... Pense: existe alguém que você conheça que morreria por você? Jesus morreu, Ele é o seu melhor amigo.

“Vocês são como esses ribeirões; vocês vêem a minha miséria e ficam com medo. Por acaso, pedi que vocês me dessem qualquer coisa? Ou que me oferecessem um presente?” Jó 6:21-22

Eu me lembro da Ana. Muitas pessoas diziam para ela não aceitar o esposo de jeito nenhum. Convidavam ela para sair como se isso trouxesse solução para os problemas financeiros e a solidão que ela sentia. Ela fez o certo: se isolou, não contou mais nada para ninguém e grudou no melhor amigo que alguém pode ter e que tem solução para tudo: Deus!

Nas palavras dela: “No início não contei para minha família, para ninguém, foi um tempo meu com Deus, somente a Ele eu escutava, e Ele foi renovando todo meu amor pelo meu marido. Me afastei de todos, tinha a Palavra para me fortalecer, e foi assim: meu marido batizou nas aguas, largou o mundo, se entregou para Deus, hoje é um servo do Senhor, casamos e de lá pra cá, somente bençãos.” Testemunho Ana.

O que vi a Letícia fazer muito bem: “Foi aí que eu aprendi a depender da ajuda de Deus, e não das pessoas. A depender do que Deus fala, e não do que as pessoas falam.” Testemunho Letícia.

Sobre a Letícia: Ela tirou os olhos do seu sonho de namoro, e colocou os olhos em Deus. Ela decidiou olhar só para Deus e querer só o qie Ele quisesse, ainda que ela não recebesse o que mais queria. Ela aprendeu a ser feliz sem depender de mais nada, só cuidando dos projetos de Deus.

“Agrada-te do Senhor (seja feliz com o que Ele te deu, com a vida que você tem), e Ele satisfará os desejos do teu coração.”

Quando desejamos algo tão profundamente, de forma que não conseguimos ser felizes sem aquilo, esse não é mais um desejo normal ou inspirado por Deus. Isso se tornou obsessão. Se há algo na vida que é mais importante para nós do que Deus, Ele não nos dará isso.

Deus testou a fé de Abraão quando o pediu que sacrificasse Isaque. Deus estava testando as prioridades de Abraão para ver se ele desistiria de Isaque por Deus numa attitude de fé e obediência.

E Isaque era filho. Tem pessoas que deixam Deus pelo namorado, pelos amigos, para dormir mais, ou pela TV, internet… Trocam o tempo com Deus por qualquer coisa.

Depois que Jó falou tudo o que queria, e suas palavras acabaram, só então em silêncio, ele epode ouvir o Senhor.

“Depois disso, do meio da tempestade, o SENHOR deu a Jó a seguinte resposta:
"As suas palavras só mostram a sua ignorância; quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria? Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer. "Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso.”

Deus então fala de tudo que Ele criou e que o homem é incapaz de fazer. Ou seja, deixa bem claro quem é o Senhor e quem é o servo. E espera uma reação de Jó:

“Então o SENHOR disse:
"Jó, você desafiou a mim, o Deus Todo-Poderoso. Vai desistir ou vai me dar uma resposta?"
Então, em resposta ao SENHOR, Jó disse:
"Eu não valho nada; que posso responder? Prefiro ficar calado. Já falei mais do que devia e agora não tenho nada para dizer." Jó 40:1-5

Jó estava novamente com os olhos em Deus e teve humildade. Sua cegueira espiritual foi desfeita diante da luz da presença de Deus e ele reconheceu que tentar ensinar Deus a agir era uma grande tolice.

“Então, em resposta ao SENHOR, Jó disse:
"Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” Jó 42:1-5

Jó voltou os olhos para o Senhor e o adorou como no primeiro capítulo. Ou seja, os amigos e a mulher só serviram para afastar Jó da visao que ele tinha de Deus.

Tenha amigos, mas não deixe que ninguém nem nada ocupe na sua vida um lugar que é só de Deus. Não se distraia do alvo que é Jesus. Preencha a sua vida com a Palavra de Deus e não com palavras de homens.

Jó estava tão fortalecido que nem pensou mais se seria curado ou não. Ele foi orar para Deus perdoar os seus amigos. Não estava enxergando só ele mesmo, os olhos dele estavam novamente no Senhor e em Seu Reino.

Tire os olhos do problema e comece agora a olhar para Deus. Se você ainda não consegue adorar a Deus em qualquer circunstância e ser feliz, significa que falta mais do conhecimento de Deus na sua vida. Busque a Ele.

“Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o SENHOR fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes.” Jó 42:10


Observacão: Recebi uma DM perguntando se Deus me fez ficar inchada e feia só para ter que fazer drenagem e evangelizar a Ana… hahaha… Ainda não tinha pensado dessa forma. Sim, Deus fez… Mas assim como na vida da Ana, Deus também restituiu meu abdomen com excelência. A Ana é muito boa no trabalho dela.

Quando nos dispomos a cumprir o ‘ide e pregai o Evangelho a toda criatura’, Deus cria sim situações para estarmos exatamente onde Ele quer, na hora que Ele quer. Neste momento me encontro numa situação muito difícil, que me obriga a ir num lugar que não queria ir, simplesmente porque Deus ama aquelas pessoas e quer abençoá-las.

Deus fez isso com muitas pessoas na Bíblia, um exemplo? Paulo e Silas sendo presos…. Situação que salvou o carcereiro e toda a sua família. Veja: http://bit.ly/l9cdJC

Alguns cristãos estão sobrecarregados porque a maioria não quer pagar o preço. Os trabalhadores são poucos e a colheita é grande. Ajude-me a orar para que Deus envie mais trabalhadores comprometidos em sonhar os sonhos de Deus…

Você se encontra numa situação difícil? Faça como Davi:

“Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem de Deus, o criador do céu e da terra.” Salmos 121:1-2

Espere o socorro de Deus. Receba a ajuda do criador do céu e da terra, Ele é o único que tem poder para resolver qualquer situação.

Você pode ter muitos amigos, mas precisa ter tempo a sós com Deus, que é o seu melhor amigo.

"E Moisés, entrando pelo meio da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites." Êxodo 24:18

"Logo depois o Espírito Santo fez com que Jesus fosse para o deserto. Jesus ficou lá durante quarenta dias." Mc 1:12

Receba direção de Deus, porque até mesmo o grande profeta Samuel se enganou porque julgou pelo que ‘parecia’ ser o melhor para o reino. Samuel quase deixou de ungir Davi como rei para ungir seu irmão, veja:

“Quando eles chegaram, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e pensou: - Este homem que está aqui na presença de Deus, o SENHOR, certamente é aquele que o SENHOR escolheu. Mas o SENHOR disse: - Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” 1 Samuel 16:6-7


6 comentários:

  1. Nós temos que ter mais compromisso com Deus!
    Temos que deixar de lado tudo aquilo que nos afasta dEle, deixar de lago o pecado que se agarra firmemente em nós ! Devemos dedicar um tempo a Deus, ficando a sós com Ele, somente ouvindo sua voz !
    Precisamos de compromisso!

    Que Deus nos dê sabedoriia a cada instante !

    Ney, esse post de hoje foi mt bom

    ResponderExcluir
  2. Glóriaaa a Deus, que palavra!!!! Tem muita gente dizendo que é crente, que Deus não ouve suas orações, mas essas pessoas se quer largaram o pecado.... Deus quer pessoas com compromisso, q abandone o "mundo", o "pecado" e sigam sua palavra verdadeiramente..... a porta para ele é estreita, e so se abre se vc fizer por onde merecer. E aí sim te garanto q suas orações chegam ate ele!!!!

    Agora a "barriga", que barriga???? kkkkkkkk gente a Neyla é linda, e Deus não deixa os filhos dele feio jamais, a beleza ultrapassa o corpo!!!! Vc miga, chegou lá com "retenção hídrica" apenas!!!! rsssss

    Ana (@anacarlanoe)

    ResponderExcluir
  3. Preciso contratar os serviços da Ana..rsrs

    beijos =)

    ResponderExcluir
  4. "É comum alguém me dizer que está decepcionado ou magoado… Não espere que as pessoas tomem attitudes que você gostaria. Aprenda a esperar só em Deus, senão você vai viver se decepcionando."
    Verdade absoluta .. Voce tem me dito isso varias vezes , e eu to começando a aprender . Linda palavra , Ney (:
    Sempre sendo benção !

    Amo voce ..

    Michelle , eu tambem preciso dos serviços da ana . kkkkkkkkk

    Ray

    ResponderExcluir
  5. Temos que aprender a confiar em Deus, ter compromisso ser dependente Dele e nos afastar de tudo que o desagrada...

    Amei o post Ney *-*

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, estou aqui pensando, pensando e pensando...
    Quanto tempo, no sentido literal mesmo, a Neyla demorou pra atingir esse estágio de dependência de Deus???
    No post anterior, eu falei sobre as coisas que possivelmente passamos para que se possa atingir isso, mas não sei o tempo que dura...
    Claro que não sei, pq não existe um tempo determinado pra isso. Mas penso única e exclusivamente no tempo da Neyla,
    por todas as referências que tenho e por ser a pessoa que tem despertado em mim essa vontade de querer conhecer a Deus
    mais que a mim mesma.
    Hj em dia, com relação a coisas e pessoas, sou bem diferente do que era antes, mto mudada.
    Sempre esperava demais delas e isso é complicado, pq é decepção na certa. O que devemos esperar é que pessoas são seres humanos, providos de qualidades e defeitos e que certamente errarão em algum estágio de sua vida.
    Tenho amigos, isso é obvio, e os amo com um amor mto grande. São presentes de Deus pra mim! Porém hj, a forma com que eu
    lido com minhas amizades é bem diferente. Antes, era como se dependesse deles 100%, e não fazia outra coisa que não fosse me decepcionar, me magoar, chorar. Sentimentos que são extremamente dolorosos e que desgastam.
    Aprendi então a praticar o 'desapego'. Não de não falar mais com eles, mas de agir diferente. Foi dificil no começo,
    porém necessário pra mim. Depois de algum tempo, vi que estava completamente errada em meu conceito, e que em Deus, somente nEle, tenho a segurança de sorrir sempre, e de qdo estou chorando, não é pq Ele me magoou ou me decepcionou.
    As vzs me surpreendo ainda com a atitude de algumas pessoas, mas não sinto mais aquela dor. Não me tornei uma pessoa fria, sem sentimento. Mto pelo contrário.
    Tenho aprendido que as lutas surgirão, mas com Deus ñ estou só, estarei segura. O Senhor permitiu que uma série de provações acontecesse na vida de Jó, que provou sua fidelidade independentemente das bênçãos recebidas.
    Dentro de tantas coisas que tem acontecido em minha vida, tenho dolorosamente aprendido que as provações permitidas por Deus têm a finalidade de fortalecer nossa vida espiritual.
    Tenho pedido a Deus sabedoria e entendimento todos os dias.

    "Dá-me entendimento, para que eu guarde a Tua lei e a ela obedeça de todo o coração" (Salmos 119:34)

    Tenho todos os dias tentado fazer que Deus seja o centro e o único de minha vida, independente das circunstâncias.
    Qualquer coisa que se aproxime de nós e que tenta tirá-lo do topo de nossas vidas, deve indiscutivelmente ser posto de lado, para que Ele reine supremo, sem nenhum concorrente.
    Pensando na pergunta que eu mesma me fiz sobre o tempo da Neyla, eu mesma me respondo que este tempo será sempre interminável/indeterminado, pois isso é uma busca diária, um querer a Deus e vigilância constante, pois a luta de satanás não cessa, ele está sempre esperando um deslize mínimo para poder entrar e fazer a festa.
    Eu quero depender de Deus apenas! Estar pronta para o sim e para o não. Ficar parada qdo o sinal dEle pra mim for vermelho e avançar qdo Ele me der o sinal verde.
    Ele nos chama a trabalhar enquanto os outros sentem prazer, a orar quando todos estão dormindo e a acreditar quando todos desistiram.

    Obrigada mais uma vez Neyla...
    Você é benção em minha vida...
    Te amo!

    Beijos

    PS: Ah Jesus, devo então estar toda retida hidricamente.. kkkkkkkkkkkkk
    Anaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... Help-me! rs

    ResponderExcluir