sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aprendendo com José... a confiar em Deus!




“José foi levado para o Egito, onde os ismaelitas o venderam a um egípcio chamado Potifar, um oficial que era o capitão da guarda do palácio. O Senhor estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo. O dono de José via que o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia.” Gênesis 39:1-3

A presença de Deus na vida de José era tão forte que até mesmo Potifar conseguiu ver que o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo. José confiava em Deus, ele tinha certeza de que o Senhor estava no controle.

Sua confiança demonstrava que ele tinha conhecimento do Senhor. Como filho de Jacó ele provavelmente ouviu por muitas vezes o pai contar as maravilhas que o Senhor havia feito em sua vida. E José era terra fértil, ele ouvia e colocava em prática.

Seus irmãos não eram como ele, não conheciam a Deus e não amavam como José. A bíblia não diz, mas talvez eles estivessem ocupados demais com seus próprios interesses para dar atenção aos ensinamentos e respeito de Deus.

Quando José os abençoou secretamente devolvendo o dinheiro, eles não ficaram felizes crendo no milagre, veja como reagiram:

“ – Vejam só! O meu dinheiro está aqui no meu saco de mantimentos! Eles devolveram! – Todos ficaram muito assustados e tremendo de medo.” Gênesis 43:28

“ – Trouxeram a gente para cá por causa do dinheiro que da outra vez foi colocado de volta nos sacos de mantimentos. Com certeza eles vão nos atacar, vão tomar de nós os nossos jumentos e obrigar a gente a trabalhar como escravos.” Gênesis 43:18

Nem pensaram na hipótese de José ser bom, o julgaram pelo o que eles eram.

Algumas das vezes que Deus me usou para abençoar alguém, pude ver na pessoa a mesma reação que os irmãos de José tiveram. Não conheciam a Deus, ou não entendiam que foi Ele quem tocou no meu coração e que não era a minha bondade, mas a bondade de Deus através da mim.

Quando Deus me pede para fazer algo, faço única e exclusivamente porque Ele me pediu, isso basta: um pedido Dele!

Ao contrário de seus irmãos que diante do milagre não entenderam que era Deus agindo, José encontrou os seus irmãos e não os culpou, nem culpou as circunstâncias. Ele SABIA que o Senhor tinha o controle da sua vida, pois ele mesmo havia colocado Deus em primeiro lugar, acima de todas as coisas. 

“Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que o Senhor me enviou na frente de vocês.” Gênesis 45:5

Esta Palavra nos mostra a diferença que existe entre o povo de Deus. Alguns podem ser como José e outros como seus irmãos: completamente enganados a respeito do relacionamento com Deus.

Alguém pode dizer que ama a Deus acima de todas as coisas, mas veja o que Ele diz:

“Jesus respondeu:
- A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e Eu viveremos com ela. A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a minha mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.”  João 14:23

A mensagem de Deus vai muito alem dos dez mandamentos. Você pode pensar que é obediente, mas o simples fato de julgar alguém abre uma brecha demoníaca em sua vida. A bíblia está repleta de princípios que quando quebrados traz maldição. Você pode não conhecer a Palavra, mas Satanás sabe o que está escrito em cada página, e em Apocalipse diz que ele está dia e noite diante de Deus nos acusando e esperando uma brecha para ‘matar, roubar e destruir.’

Para ser amigo de Deus não é diferente. “Vocês são meus amigos, se fazem o que Eu mando.” João 15:14

E para quem têm certeza de que é filho de Deus, veja o que Ele diz:

“Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Romanos 8:14

Dizer que ama a Deus, que Ele é tudo em sua vida, qualquer um pode... Mas Deus vê o coração.

"Disse o Senhor a Samuel: Deus não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém Deus,  vê o coração." 1 Samuel 16:7

Leia a bíblia, procure conhecer o que agrada a Deus, e obedeça. Ore para que Ele o ajude, e Ele que é um Pai de amor guiará você em todos os seus caminhos. Se você fizer o que pode fazer, Deus fará o que você não pode.

Veja o que Deus deixou escrito para você na bíblia, conheça-o melhor e confie Nele. O seu amor incondicional despertará em seu coração o desejo de fazer somente o que agrada a Ele. Deixe de ser criatura para se tornar tornar filho, e receba a presença do Senhor na sua vida todos os dias. Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer.” João 15:5 

“Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los. Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.” Tiago 1:21-22

Quem está começando a ler a bíblia pode ler Provérbios que vai aprender muito. E qualquer coisa, sabe que estou sempre disposta a ajudar em oração, é só gritar no email ou DM.

Deus o abençoe abundantemente!  


6 comentários:

  1. Deus tem tudo sob controle, rs! Né Ney?
    Eu sempre falei isso para as minhas amigas... Na igreja, cantamos muito um hino que diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que AMAM A DEUS. E amar a Deus, não é só colocar umas frases ou versiculos a respeito dEle no twitter, msn.. É viver o que a Biblia diz, obedecendo a Ele em TUDO! Isso é a maior prova de amor que podemos dar a Deus, assim mostramos a Ele e ao mundo o quanto O amamos.

    Só aproveitando a oportunidade, rs!
    Queria agradecer Ney, por cuidar da gente!
    Um super mãe! Me ensinou a vigiar!
    Amo você!

    ResponderExcluir
  2. Cuidado com a Neyla hein gente..
    Quando ela ora a benção vem forte...
    Estou sentindo na pele o poder dessa oração..
    Glória a Deus!!!!
    Precisamos realmente aprender a confiar em Deus, Ele sabe o que é melhor pra gente..sempre..

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que mensagem linda, incrivel como Deus
    te usa para abençoar vidas =)
    Obrigada por cada palavra, pelas orações
    e ensinamentos..
    beijoos da filhota Camilinha *-*

    ResponderExcluir
  4. Amem... texto lindo Ney :)

    Verdadee ela ora forte mesmo rsrsrsrs
    Ney ora pra eu casar logo? hahahaha.

    Te amo bjnhs

    ResponderExcluir
  5. Aiii Milene.... vou orar, mesmo eu tendo muitos ciúmes desses ungidos que vcs arrumam, rsrs... Ah... e obrigada por ter sido usada por Deus para me dizer a nova Palavra do blog da semana que vem: 'O amor' ...

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tem ciumesss mainhaaa?? que bunitinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ....

    Améémm rsrs axo que tem gente que precisa ler mais sobre isso mesmo :)

    ResponderExcluir