domingo, 16 de outubro de 2011

Aprendendo com José... a servir!






“O conselho de José agradou ao rei e aos seus funcionários. E o rei lhes disse:
_ Não poderíamos achar ninguém melhor para dirigir o país do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus. Depois virou-se para José e disse:
_ Deus lhe mostrou tudo isso, e assim está claro que não há ninguém que tenha mais capacidade e sabedoria do que você. Você vai ficar encarregado do meu palácio, e todo o meu povo obedecerá às suas ordens. Só eu terei mais autoridade do que você, pois sou o rei. Neste momento eu o ponho como governador de todo o Egito.” Gênesis 37:4-5

Apesar de estar num país estranho, de ter sido escravo e prisioneiro, o rei o escolheu para ser o governador do Egito porque reconheceu que Deus estava com ele e o havia capacitado.

“Quem é fiel nas coisas pequenas, também será nas grandes; e quem é infiel nas coisas pequenas também será nas grandes. (...) E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” Lucas 16: 10-12

Estudando sobre José podemos ver que ele sabia ser servo: era fiel nas pequenas coisas.  

“Porém Deus, na sua graça, me escolheu  antes mesmo de eu nascer e me escolheu para servi-LO.”  Gálatas 1:15

Diante de Deus José era servo, queria a vontade perfeita do Senhor. Não estava murmurando e sua oração não era ‘ensinando’ o que Deus deveria fazer.  Ele confiava no Pai. Provavelmente orou: ‘Senhor, eu não me sinto confortável nessa prisão, mas quero estar exatamente onde o Senhor quer que eu esteja. Quero passar por tudo o que o Senhor quer que eu passe e quero ser exatamente como o Senhor quer que eu seja.’ José era feliz servindo a Deus.

José também era obediente ao pai. A Bíblia cita a obediência aos pais como uma das exigências para que o filho tenha vida longa. Desonrar pai e mãe é uma armadilha muito usada por Satanás para trazer maldição na vida de muitos jovens. E não está escrito: ‘se os seus pais forem bons’ honre-os; a ordem de Deus é que devemos honrá-los independente de como eles sejam. Plante amor e respeito em relação a eles, e colherá o mesmo.  Persista, aprenda com José, esteja sempre pronto para obedecer pai e mãe.

“Então Jacó disse a José:
_ Venha cá. Vou mandar você até Siquém, onde os seus irmãos estão cuidando das ovelhas e das cabras.
_ Estou pronto para ir. _ respondeu José.” Gênesis 37:13

Como escravo José era fiel.

“O Senhor Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo. O dono de José viu que o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia. Assim, José ganhou a simpatia do seu dono, que o pôs como seu ajudante particular. Potifar deu a José a responsabilidade de cuidar da sua casa  e tomar conta de tudo o que era seu. Dali em diante, por causa de José, o Senhor abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo. Potifar entregou nas mãos de José tudo o que tinha e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia.” Gênesis 39:2-6

José servia com amor, fazia o seu melhor em obediência à Palavra de Deus. O Senhor, que vê o coração, honrou José e o abençoou em tudo. E quando ele foi honrado por Deus o seu dono percebeu e entregou tudo nas mãos de José.

Ele tinha humildade diante de seu dono, não tinha complexo de inferioridade, sabia quem era para Deus. Ele não estava com raiva de Potifar, nem se sentindo explorado por trabalhar como escravo. Sua fidelidade não dependia de circunstâncias.

José foi preso injustamente e permaneceu fiel.

“Mas o Senhor estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava entregue a José, pois o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia.” Gênesis 39:21

Quando se tornou governador do Egito, José continuou sendo um servo fiel, trabalhando muito. Provérbios ensina que o preguiçoso nunca conseguirá o que deseja.

“José ajuntou tanto mantimento que desistiu de pesar, pois não dava mais; parecia a areia da praia do mar.” Gênesis 41:49

Os irmãos de José eram diferentes dele. Está escrito em Gênesis 43 que eles só voltaram ao Egito depois que o alimento que tinham trazido de lá havia acabado, ou seja: eram movidos pelas circunstâncias. Passaram muito tempo discutindo, quando na verdade deveriam agir! Não conseguiriam passar pelo que José passou.

“Se não tivéssemos demorado tanto, já teríamos ido e voltado duas vezes.” Gênesis 43:10

O que você tiver para fazer, faça o seu melhor. Jesus, o Filho de Deus, teve humildade para ser ajudante de carpinteiro, e passar por todo tipo de humilhação sem dizer uma só palavra e se defender. 

“Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, Ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo.” Filipenses 2:3-7

Penso que seria impossível alguém viver a plenitude da presença de Deus sem saber ser servo. A arrogância o impediria de deixar Deus ser Deus em sua vida. Provavelmente exigiria que o Senhor fizesse tudo como ele queria e não receberia nada de Deus. Nós é que somos os servos e Ele é o Senhor!

A Bíblia diz que o mundo e tudo o que nele há pertencem a Deus, portanto, nada é nosso, somos apenas servos cuidando do que Ele nos confiou. Seja um servo bom e fiel.

“Tudo o que fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” Colossenses 3:2



5 comentários:

  1. Deus continue abençoando sua vida amiga..

    Love you *_*

    ResponderExcluir
  2. Amiga...Deus te usa nessa terra....PODEROSAMENTE!!!! Texto lindo...seu blog como sempre abencoando vidas...love u
    Raquel Amsinck

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de ler todos os seus posts. De verdade aprendo, cresço e fico querendo sempre ler logo o próximo.
    O desejo do meu coração é que, em Deus, vc cresça em sabedoria cada vez mais.

    Me atentei a esse parágrafo:

    "Penso que seria impossível alguém viver a plenitude da presença de Deus sem saber ser servo. A arrogância o impediria de deixar Deus ser Deus em sua vida. Provavelmente exigiria que o Senhor fizesse tudo como ele queria e não receberia nada de Deus. Nós é que somos os servos e Ele é o Senhor!"

    Não há, absolutamente, outra função que caiba melhor a Deus do que reinar. Infelizmente, alguns de nós, desavisados, temos visto o Senhor como um serviçal, que vive para satisfazer nossos caprichos.
    É preciso que saiamos do nosso 'trono' e sirvamos, assim como José serviu. Com amor e fazendo sempre o melhor em obediência a palavra de Deus.

    Beijosss querida...
    Lov U.

    ResponderExcluir
  4. Amo Servi a esse Deus que é tão Maravilhoso! Esperar no Senhor, Orar e Vigiar SEMPRE não é Mamys? Pq NOsso Deus é FIEL...

    ResponderExcluir
  5. Ótimo blog, linda! Precisamos nos unir e servir juntos ao Senhor, como jovens santos, assim como diz em Efésios 4:13.

    Que as nossas palavras venham a conquistar esse país!

    ResponderExcluir