terça-feira, 3 de maio de 2011

Aprendendo com José... a perdoar!




“Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele. Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Quanto mais ele falava, mais o odiavam porque ele disse assim:
_ Escutem, que vou contar o sonho que tive. Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvaram diante dele.
Então os irmãos perguntaram:
_ Quer dizer que você vai ser nosso rei e que vai mandar em nós?
E ficaram com mais ódio dele ainda por causa dos seus sonhos e do jeito que ele os contava.”  Gênesis 37:4-5

A história de José nos ensina muitas coisas, a cada vez que leio aprendo mais. Portanto vou dividi-la em partes. Enquanto isso, esteja atento às diferenças entre José e seus irmãos e porque Deus o escolheu: o Senhor não erra nunca.

A inveja e o ódio só fazem mal a quem o sente. No princípio atrapalha a vida de quem está sendo alvo, mas  não atrapalhará os propósitos de Deus. A raiva destrói a vida de quem a está sentindo, por isso o Senhor alertou sobre este sentimento em sua Palavra:

“Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.” Efésios 4:26-27

O Senhor nos orienta a não ficar o dia inteiro com raiva. O que dizer de quem guarda mágoa durante anos? Está destruindo a si mesmo de forma violenta, porque se um dia com raiva faz mal, imagine ser sempre rancoroso?

Os irmãos de José deram lugar ao Diabo, foram completamente dominados pelos seus sentimentos de ciúmes, inveja, raiva e ódio.

“Aí José foi procurar os seus irmãos e os achou em Dotã. Eles viram José de longe e, antes que chegasse perto, começaram a fazer planos para matá-lo. Eles disseram:
_ Lá vem o Sonhador! Venham, vamos matá-lo agora. Depois jogaremos o corpo num poço seco e diremos que um animal selvagem o devorou. Assim, veremos no que vão dar os sonhos dele.” Gênesis 37:17

Como o Senhor tinha total controle da vida de José, providenciou uma caravana para comprá-lo como escravo e o livrar da morte.  Alguém que não saiba o final dessa história poderá pensar: ‘Este é o livramento? Ser vendido como escravo?’
Sim, esse foi o caminho perfeito criado por Deus para honrar José, e ele teve humildade para reconhecer o trabalhar de Deus em sua vida, conhecia a Deus.

“José era um belo tipo de homem e simpático. Algum tempo depois, a mulher do seu dono começou a  cobiçar José.”  Gênesis  39:7

Mas José permaneceu fiel a Deus, e ao seu dono. Se ele tivesse agido de forma diferente, teria continuado escravo, ganhado uma amante e perdido a oportunidade de ser governador do Egito.... Ou adiado o plano de Deus até o momento em que se arrependesse e voltasse a agir de acordo com a Bíblia.

“Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também evitava estar perto dela. (...) Quando notou que, ao fugir, ele havia deixado a capa em suas mãos, a mulher guardou a capa até que o dono de José voltou, e disse:
_  Este escravo hebreu, que você trouxe para casa, entrou no meu quarto e quis abusar de mim.
Ele agarrou José e o pôs na cadeia onde ficavam os presos do rei.” Gênesis 39:10-20

Na cadeia, Deus usou José para revelar os sonhos de dois prisioneiros.

“José disse:
_ Daqui a três dias o rei vai mandar soltá-lo. Você vai voltar ao seu trabalho e servirá vinho ao rei como fazia antes. Porém, quando estiver muito bem lá, lembre de mim e por favor tenha a bondade de falar a meu respeito com o rei, ajudando-me assim a sair desta cadeia. (...) Porém o chefe dos copeiros não lembrou de José; esqueceu dele completamente.” Gênesis 40:12-23

José tinha todos os motivos do mundo para estar decepcionado.

Os irmãos primeiro o haviam jogado num poço vazio, ele deve ter se machucado com a queda.  Depois o venderam como escravo. Você perdoaria os seus irmãos?

A mulher de Potifar o caluniou. O próprio Potifar o prendeu injustamente. E o copeiro esqueceu completamente dele.  Você perdoaria eles?

E o que dizer de Deus? Ele poderia pensar que não havia valido a pena ser fiel. Por sonhar os sonhos de Deus foi odiado. Por ser fiel na casa de Potifar foi caluniado e preso. Por ter sido usado por Deus para revelar os sonhos do copeiro foi esquecido. Infelizmente ainda existem pessoas que culpam a Deus.  Mas José era diferente.

A expectativa de José não estava em pessoas, estava em Deus.  Ele nem se importava com essas pessoas, sabia que “Nossa luta não é contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas.” Efésios 6:12

Quando alguém faz algo contra mim, me odeia, sente inveja ou raiva e me prejudica, eu penso: ‘Coitada dessa pessoa, não conhece a Deus, está amarrando sua própria vida... Senhor abençoe ela para que venha a te conhecer e limpar o coração para receber tudo o que o Senhor tem preparado para ela.’ Já contei para vocês, levo no máximo dez minutos para perdoar alguém. Não espero nada de pessoas, já sou amada e cuidada por Deus. 

“Então Jesus disse:
_ Pai, perdoe esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo.” Lucas 23:34

Quem deseja e faz o mal ao outro realmente não sabe o que está fazendo. Portanto decida perdoar para que sua vida também não fique amarrada.

Seria um perigo Deus honrar José o tornando governador do Egito se seu coração estivesse cheio de mágoa, ele poderia querer se vingar e espalhar o mal.

Vamos ver na história se ele estava triste com Deus.

“Então o rei disse:
_ Eu tive um sonho que ninguém conseguiu explicar. Ouvi dizer que você ´´capaz de explicar sonhos.
_ Isso não depende de mim _  respondeu José. _ É Deus quem vai dar uma resposta para o bem do Senhor.” Gênesis 41:15-16

Apesar de tudo, José sabia que Deus estava com ele, e que o usaria para abençoar o rei. Confiava na bondade do Pai.

“José pôs no primeiro filho o nome de Manassés e explicou assim: ‘Deus me fez esquecer todos os meus sofrimentos e toda a família de meu pai.’ E no segundo pôs o nome de Efraim e disse: ‘Deus me deu filhos, no país onde tenho sofrido.’” Gênesis 41:50

Ele reconheceu que estava sofrendo. E, se para você é difícil, peça a ajuda de Deus para perdoar e esquecer o que fizeram contra você.

Antes de Deus providenciar o encontro entre José e seus irmãos, Ele preparou José, mas também gerou arrependimento no coração de seus irmãos. Ou seja, o coração de todos estavam limpos. A Bíblia diz:

“Eu não vejo como o homem vê. O homem julga pela a aparência, mas Eu vejo o coração.” 1 Samuel 16:7

Portanto, cuide do seu coração e mantenha-o incontaminado do mundo.

“José disse aos seus irmãos:
_ Eu sou José. O meu pai ainda está vivo?
Quando os irmãos de José ouviram isso, ficaram tão assustados, que não puderam responder nada. E José disse:
_  Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmo por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês. Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos. Deus me enviou na frente de vocês a fim de que Ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui nesse pais e garantisse que teriam descendentes. Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei. Eu tomo conta do palácio dele e sou o governador do Egito.” Gênesis 45:3-8

José sabia que Deus estava o tempo todo no controle. E o próprio Deus disse isso a José porque ele não perdeu seu tempo na prisão perguntando ‘por que’, nem reclamando das injustiças que havia sofrido. Ele estava em silêncio ouvindo o Deus que ele amava acima de todas as coisas. Conhecia a Deus o bastante para confiar Nele.

A presença de Deus era tão forte na vida de José que não havia lugar para mágoa e falta de perdão em seu coração.

Observe as crianças: elas brigam e no mesmo instante estão brincando de novo. Mais um motivo do Reino de Deus ser delas.

Oro para que hoje mesmo você seja capaz de perdoar todos os dias. Porque a Bíblia diz que Deus vai te perdoar da mesma forma que você perdoa o seu irmão, já pensou nisso?

“Não _ respondeu Jesus. _ Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete.”  Mateus 18:22


7 comentários:

  1. Palavra abençoada, como sempre!!

    Love you!!!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  2. Neyla, essa história é uma das minhas Preferidas, Amo muito!
    José passou por tantas humilhações e mesmo assim ele perdoou. E mais que isso Deus o Honrou.

    A bíblia diz: ..
    Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;(Mateus 5:44)

    Mas sei que é algo difícil mas não é impossível,

    "Honre a Deus que ele te honra diante de Baal"

    Bjuss Ney!

    Quell

    ResponderExcluir
  3. Neyla como sempre com uma palavra edificante

    Parabéns que Deus preserve assim

    beijos te amo <3

    ResponderExcluir
  4. Poxa Neyla, em cada postagem você supera.
    Palavra maravilhosa, reflexiva.
    Perdoar as vezes é tão dificil, não é? Principalmente quando estamos 'massacrados' e o coração parece estar dilacerado. Me magôo com facilidade e não levo 10 minutos como a Neyla, mas não tenho dificuldade em perdoar, pq entendo que essa postura destrói nossa paz interior.
    A Bíblia é enfática em afirmar que o perdão é fundamental para nossa vida social e espiritual, se retivermos o perdão, o Pai também não perdoará as nossas ofensas.
    Só o perdão anula a vingança. Perdoados por Cristo, anulamos a necessidade de vingança. Perdoando como Cristo, construímos um pouco do céu, na Terra.
    Fomos chamados para doar ao mundo o amor que recebemos.
    Perdoe e deixe o resto com Deus. Ele é mais justo do que nós, Ele saberá como agir com cada um, segundo suas obras.
    Ney, obrigada por extrair sempre o melhor de mim.
    Eu amo vc!
    Beijossss querida minha.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto...mto bom...o outro tb falou mto comigo....continue sendo bencao p a vida de tantos...te amo

    ResponderExcluir
  6. Nem preciso dizer que suas palavras sempre são lindas , não é ?
    Ameeei o texto .

    Um cheiro !

    Ray

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir